Largo do Arouche é a próxima parada do Projeto PrEP na Rua

Saúde estará no Largo do Arouche neste domingo (3) apresentando forma de prevenção ao HIV tomando uma pílula por dia

Neste domingo (3), a Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo estará no Largo do Arouche, no centro da capital, com o Projeto PrEP na Rua, iniciativa pioneira que disponibiliza a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV fora das unidades de saúde. A ação será realizada das 10h às 14h. Além da PrEP, estará disponível no local teste rápido para HIV, camisinhas externas e internas, gel lubrificante e kits de autoteste para HIV – que permite que as pessoas façam o teste em casa.

A PrEP consiste no uso constante de medicamentos antirretrovirais (um comprimido por dia), de modo que, caso haja exposição ao vírus, a pessoa já esteja protegida. O primeiro frasco de medicamentos é entregue ao final do processo de teste e consulta com os profissionais de saúde que estarão presentes no Largo do Arouche, tradicional ponto de encontro da população gay e de pessoas trans na cidade de São Paulo.

“O objetivo do Projeto PrEP na Rua é oferecer essa forma de prevenção onde algumas populações mais vulneráveis ao HIV costumam frequentar, simplificando o acesso e retirando barreiras”, afirma Cristina Abbate, coordenadora de IST/Aids.

Foto do Minhocão. À esquerda da imagem, está um cartaz vermelho e branco com as letras "Faça seu teste rápido de HIV aqui". Atrás do cartaz, há uma grade de metal. Do outro lado da imagem, está o asfalto da rua. Um rapaz vestindo preto está caminhando em direção ao cartaz.

Largo do Arouche recebe o Projeto PrEP na Rua neste próximo domingo (3) (Foto: Divulgação SMS)

Segundo dados SMS, até o dia 10 de setembro, 14.180 pessoas já iniciaram a PrEP nas unidades municipais de saúde da cidade de São Paulo. Esse número é representa um terço de todos os registros de PrEPs iniciadas no Brasil.
A PrEP é um dos fatores responsáveis pela queda nos números de novos casos de HIV na cidade de São Paulo nos últimos três anos.

LEIA TAMBÉM: Capital inicia campanha de multivacinação nesta sexta-feira (1º)

O que é preciso para iniciar a PrEP?
A pessoa interessada em receber a PrEP será acolhida por um profissional de saúde, para avaliação da sua elegibilidade para a profilaxia. Será feito um teste rápido para HIV e outro teste de medição de creatinina (um indicador de possíveis problemas renais). Se não houver impedimentos, a pessoa já sai com o medicamento. Após 25 dias, ela deve se dirigir a uma unidade da Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids de sua escolha para dar continuidade ao método de prevenção.

A PrEP está disponível no SUS desde janeiro de 2018. Tem como público prioritário pessoas em situação de maior vulnerabilidade ao HIV, o que inclui alguns segmentos sociais, como gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), profissionais do sexo, homens e mulheres trans, travestis e casais sorodiferentes, quando um tem HIV e o outro não.

O resultado do teste rápido, tanto para pessoas que buscam a PrEP como para quem apenas desejar realizar o teste para HIV, é dado por um profissional da saúde em local isolado. Em caso de teste reagente, é realizado um segundo exame. Se confirmado o resultado, a pessoa é orientada a buscar uma unidade de saúde especializada em IST/Aids. A equipe que realiza ação extramuros faz o acompanhamento até que a pessoa seja acolhida na unidade mais conveniente para o início do tratamento. Em caso de alteração na taxa de creatinina, a pessoa será encaminhada para uma Unidade Básica de Saúde.

Na capital paulista, a PrEP está disponível nas 26 unidades da rede municipal especializada (RME) em IST/Aids. Pessoas trans e travestis que fazem hormonização em um dos serviços municipais de referência também podem ter acesso à profilaxia na unidade em que já são acompanhadas.

Autoteste
O autoteste para HIV permite que qualquer pessoa possa realizar o teste com a coleta de fluido oral. O resultado demora entre 20 a 30 minutos. Essa tecnologia amplia as possibilidades de testagem dando maior autonomia e privacidade para a população. Em caso de resultado positivo, a pessoa tem atendimento prioritário em qualquer unidade da RME.

Os kits estão disponíveis na RME em IST/Aids, nas unidades municipais de saúde que são referência para hormonização de pessoas trans, em organizações parceiras e em algumas ações de rua realizadas da Secretaria Municipal da Saúde.

Próximas ações
Na próxima semana, o Projeto PrEP na Rua estará na zona leste da cidade. Na quinta-feira (7), a equipe da Coordenadoria de IST/Aids estará, das 18h às 21h, na Praça Brasil, na Cohab II de Itaquera. A ação será feita após um Luau realizado todo mês na praça.

Serviço:
PrEP na Rua no Largo do Arouche

O quê: Oferecimento do início da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) para HIV, teste Rápido para HIV, distribuição de kits de autotestes para HIV, camisinhas e gel lubrificante
Onde: Largo do Arouche, Centro, São Paulo
Data: Domingo, 3 de outubro
Horário: Das 10h às 14h