Capital realiza 200 testes de HIV durante a 25ª Parada do Orgulho LGBT+

Também foram distribuídos 300 kits de autotestes no Elevado João Goulart, o Minhocão, uma das poucas atividades presenciais do evento na cidade de São Paulo

Neste domingo (6), a cidade de São Paulo recebeu a 25ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ e, durante o evento que ocorreu de forma virtual, a Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, presencialmente, no Elevado João Goulart, o Minhocão, 200 testes de HIV entre 11h e 15h.

Além disso, foram distribuídos 300 kits de autotestes. A ação da Coordenadoria envolveu 25 profissionais da saúde da capital.

O evento, que aconteceu pelo segundo ano seguido de forma virtual, abordou pela primeira vez em sua história uma questão de saúde pública: a epidemia de HIV/Aids, com debates e reflexões sobre o tema HIV/Aids: Ame+, Cuide+, Viva+.

Foto da ação de testagem de HIV no Minhocão. No centro da imagem aparece a tenda branca com uma faixa acima com o seguinte texto: Parada do Orgulho LGBT+ Autoteste para HIV . Ao fundo aparecem três agentes de saúde conversando com um ciclista. À frente, no canto direito, um agente conversa com outro ciclista. Ao fundo aparecem alguns prédios e o céu azul com algumas nuvens

Tenda montada no Minhocão realizou 200 testes de HIV como parte das ações da 25ª Parada do Orgulho LGBT+ (Foto: Secretaria Municipal da Saúde)

A ação contou com duas tendas para dar o resultado do teste e assim evitar que mais do que duas pessoas fossem testadas dentro do veículo ao mesmo tempo. Entre as medidas de controle sanitário adotadas por causa da pandemia de Covid-19, foram utilizados separadores de fila para garantir uma distância entre as pessoas e não permitir aglomerações.

O tipo de teste rápido utilizado foi por punção digital, para, dessa forma, evitar que o cidadão tivesse que retirar a máscara. Os resultados foram informados pelos profissionais da saúde em local isolado.

A Secretaria Municipal da Saúde também colocou à disposição do público preservativos externos (também conhecidos como masculinos) e internos (femininos), bem como sachês de gel lubrificante e autoteste para HIV durante toda a ação.