Uso correto da máscara salva vidas e deve continuar depois da vacinação

A maneira certa de usar é sempre cobrindo nariz e boca

As pessoas que já tomaram a vacina contra a Covid-19, seja a primeira ou as duas doses, não estão dispensadas dos cuidados para evitar a contaminação pelo coronavírus. A máscara deve ser usada sempre e de maneira correta, cobrindo nariz e boca, alerta o médico infectologista Marcos Antonio Cyrillo, coordenador da seção técnica de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM).

Uma máscara de tecido bem ajustada ao rosto basta para proteger do contágio. Não há necessidade de modelo cirúrgico. Segundo nota técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a máscara cirúrgica deve ser usada apenas por pacientes com sintomas de infecção respiratória (febre, tosse, dificuldade para respirar) e por profissionais de saúde e de apoio que prestam assistência a menos de um metro do paciente suspeito ou caso confirmado.

“Isso quer dizer: máscara de tecido para a população, para a comunidade. E se você estiver em um hospital, deve seguir as recomendações deste hospital com relação ao uso de máscara cirúrgica ou N95. Isso já está muito bem documentado. Quanto ao uso de máscaras de pano para a população, ela pode ser usada durante o dia e no final do dia deve ser lavada como se lava qualquer roupa em casa. Se a pessoa for para um hospital ou ficar internado é diferente”, explica o médico.

LEIA TAMBÉM:

Cuidados contra a Covid-19 devem ser mantidos mesmo após a vacina

Alguém em casa está com covid-19? Saiba o que é importante no isolamento domiciliar

O que está por trás da perda do olfato e paladar com a Covid-19

Nesse sentido, a sanitarista Paula Bisordi Ferreira, do núcleo de Doenças Agudas Transmissíveis da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS), também orienta que os pacientes assintomáticos ou com sintomas leves de Covid-19 em isolamento doméstico para tratamento devem fazer uso de uma máscara cirúrgica. E se alguma pessoa precisar manter contato com este paciente, seja para levar um alimento, medicação ou outro cuidado, também deverá usar o modelo cirúrgico.

Dose dupla
Muitas pessoas têm adotado o uso de duas máscaras simultaneamente como medida extra de proteção. O infectologista do HSPM, Marcos Cyrillo, aponta que não existem estudos ou indicação para usar uma máscara em cima da outra na tentativa de aumentar a barreira.

“Você pode usar uma máscara de panou ou uma máscara cirúrgica N95, mas uma única máscara. Os estudos mostram que duas máscaras não protegem mais do que uma máscara quando usada adequadamente, higienizada adequadamente, colocada e retirada adequadamente”, adverte.

A orientação do Instituto Butantan é que as pessoas vacinadas mantenham as medidas de proteção até que a maior parte da população tenha recebido as duas doses do imunizante, o que deve demorar algum tempo.

Somente com um grande número proporcional de pessoas vacinadas é que será possível atingir a chamada "imunidade de rebanho", termo usual em infectologia para indicar que a maioria das pessoas de uma comunidade foi infectada e produziu anticorpos, ou seja, se tornou imune a uma doença.

Enquanto esse estágio não for alcançado, não há garantia de que as pessoas vacinadas não possam continuar transmitindo o vírus e se infectando, mesmo que em menor escala e com quadros menos graves da doença.