Capital terá cinco pontos de drive-thru para vacinação de idosos

Nova etapa de imunização começa na próxima segunda-feira (8) e mais de 32 mil pessoas acima de 90 anos serão vacinadas na cidade de São Paulo

Fachada do Estádio Municipal Pacaembu, com suas colunas e anel de arquibancada. Há alguns carros estacionados em frente

Estádio do Pacaembu receberá um dos postos drive-thru para vacinação de idosos (Divulgação) 

 

A campanha de vacinação contra a Covid-19 na capital entra em sua segunda fase na próxima segunda-feira (8) com o início da vacinação de 32.837 idosos com idade acima de 90 anos. O anunciou foi feito nesta quarta-feira (3).

Em ação conjunta entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado, a vacinação dos idosos na capital será feita também em sistema drive-thru em cinco pontos criados para garantir conforto, acessibilidade e segurança ao público acima de 90 anos.

Os postos drive-thru serão localizados no Estádio do Pacaembu, na Arena Corinthians, no Autódromo de Interlagos, no Anhembi e na Igreja Boas Novas, na Vila Prudente, e funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Além destes locais, a SMS vai garantir a vacinação dos idosos nas 468 Unidades Básicas de Saúde (UBS) em toda a capital e em três centros-escolas do município. A vacinação nestes locais ocorrerá também de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Um total de 477 postos neste momento.

Os idosos com dificuldade ou incapacidade de locomoção atendidos pelo PSF (Programa De Saúde da Família), serão vacinados em suas casas.

O secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, comentou que o sistema drive-thru já foi muito bem sucedido na campanha de vacinação contra a gripe Influenza e que toda a estrutura já está sendo montada.

LEIA TAMBÉM:

Saúde esclarece dúvidas sobre vacinação contra a Covid-19

Síndrome pós-Covid: as sequelas são muitas e precisam de atenção e tratamento

Fumar aumenta as chances de um caso grave de Covid-19

Ele afirmou ainda que com a remessa de vacinas recebidas do Programa Nacional de Imunização (PNI) será possível a totalidade de imunização do público-alvo da fase 1 da campanha, que contempla os trabalhadores da linha de frente da saúde, indígenas, quilombolas, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência com mais de 18 anos institucionalizados. E será possível iniciar na terça-feira (11) a vacinação dos profissionais de saúde com idade acima de 60 anos.

O município já vacinou 24.171 idosos, sendo 14.371 nas Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e 9.800 institucionalizados em outros órgãos da Prefeitura. A campanha de imunização contra a Covid-19 na capital tem se desenvolvido conforme a disponibilidade das remessas do Ministério da Saúde, seguindo etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha de vacinação do Governo do Estado de São Paulo.

Pré-cadastro no site Vacina Já
Os idosos, seus familiares ou qualquer pessoa que participe dos públicos previstos na campanha pode realizar o pré-cadastramento para a vacinação contra a Covid-19 no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br), do Governo do Estado. A ferramenta ajuda a agilizar o atendimento e a evitar aglomerações.

Não é um agendamento e o cadastramento não é obrigatório para receber a vacina, mas o procedimento contribui para melhorar a dinâmica dos serviços e a rotina do próprio cidadão. O pré-cadastro economiza 90% no tempo de atendimento para imunização: leva cerca de 1 minuto para quem preencheu o formulário. Presencialmente, em média, a coleta de informações leva cerca de 10 minutos.

Os postos de drive-thru serão montados nos seguintes endereços:

1. Praça Charles Muller - Estádio do Pacaembu (Zona Oeste)
2. Neo Química Arena Corinthians (Zona Leste) - (Corinthians)
3. Autódromo de Interlagos (Zona Sul) - Rua Jacinto Júlio, altura do nº 589 – Portão 9, entrada KRF
4. Centro de Exposições do Anhembi (Zona Norte) - Rua Olavo Fontoura – Portão 38
5. Igreja Boas Novas, na Vila Prudente (Zona Leste) - Rua Marechal Malet, 535 - Parque da Vila Prudente