Profissionais da saúde e vítimas da Covid-19 são homenageados no aniversário de São Paulo

Com uma comemoração sem eventos e aglomerações, cidade completou 467 anos e reforçou ações de conscientização diante da pandemia

Foto noturna mostra a imagem de duas profissionais de saúde projetadas na lateral de um prédio. Do lado esquerdo há a copa de uma árvore. Também aparecem na foto prédios mais baixos

Fotos de profissionais da saúde foram projetadas em prédios na região da Rua Augusta (Reprodução)

 

Os profissionais da saúde e as vítimas da Covid-19 na cidade de São Paulo receberam uma homenagem neste dia 25 de janeiro, quando a capital completou 467 anos de um jeito diferente, mas não menos especial: sem grandes eventos, sem multidões e sem aglomerações. Tudo porque o melhor presente para a cidade em seu aniversário foi reforçar as medidas de proteção individual e coletiva contra o coronavírus para frear a curva de casos e mortes.

LEIA TAMBÉM:

Vacinação alcança mais de 43 mil profissionais da saúde da linha de frente na capital

Capital recebe primeiro lote da vacina de Oxford/AstraZeneca

Mônica Calazans conta a emoção de ter sido a 1ª vacinada contra a Covid-19 no Brasil

“Sinto um misto de emoção, gratidão, alívio e esperança”, diz a primeira profissional vacinada na rede SUS da capital

A programação da Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo para o aniversário de 2021 foi construída a partir de ações de intervenção espalhadas pela cidade que não estimulassem a aglomeração e que pudessem ser contempladas pelas pessoas na cobertura da imprensa e, principalmente, de forma online. O tema da comemoração esse ano foi Memória, Consciência e Esperança.

Os profissionais de saúde foram homenageados na intervenção Protagonistas de Máscara. A ação, realizada em setembro pela Secretaria Municipal de Cultura nos hospitais Emílio Ribas e Clínicas, migrou para a rua Augusta para exibir imagens de profissionais da saúde estilizadas como heróis de quadrinhos.

Seis fotos de profissionais da saúde são projetadas na lateral de um prédio, três na coluna da esquerda e três na da direita. As projeções foram feitas à noite e o tempo está chuvoso

Os profissionais de saúde foram homenageados na intervenção Protagonistas de Máscara (Reprodução)

 

Pelo Twitter, os usuários mandaram mensagens de apoio aos profissionais, que foram capturadas em tempo real pela hashtag #sp467 e projetadas nos prédios. Cada projeção também tinha um QRCode, que direcionava o público para uma página da Prefeitura com as informações atuais da Covid-19 no município.

No centro expandido, a intervenção Retratos da Pandemia trouxe uma exposição fotográfica com um recorte do dia a dia das pessoas na pandemia e o árduo trabalho dos profissionais da saúde exibidos em um painel de LED de 4 metros disposto em um caminhão que circulou pela região. Entre os fotógrafos participantes estão Felipe Iruatã, Brenda Alcântara, Filipe Cioccia Sastre Redondo, Lucas Ettore Chiereguini, Alan Rodrigo Alcantara Alves e Rodrigo Capote.

Outra atividade lembrou as vítimas da pandemia. Na homenagem Nome Próprio, fotos das mais de 200 mil pessoas que perderam a vida na pandemia foram projetadas no prédio da Prefeitura de São Paulo no período da noite.

Duas mulheres profissionais da saúde têm suas fotos projetadas na lateral de um prédio

Comemoração do aniversário de São Paulo prestou homenagem aos profissionais da saúde da linha de frente no enfrentamento da Covid-19

 

Ainda com o foco no tributo às vítimas, a área externa do Theatro Municipal recebeu a instalação Luminárias pela Vida, de Bruna Lessa, com 900 velas solares na fachada do prédio como símbolo de luz e transformação. Durante a performance, a trilha musical foi executada pela Orquestra Sinfônica Municipal sob a regência do maestro Roberto Minczuk.

Entre as atividades de conscientização, a intervenção artística Sorriso na Máscara percorreu as cinco zonas da cidade com sete grupos de artistas de diferentes linguagens, levando um pouco de alegria e muita informação de prevenção e cuidados básicos, com distribuição de máscaras e orientações sobre distanciamento social e higienização das mãos.