Prefeitura entrega obras de reestruturação no Hospital Municipal Vereador José Storopolli

As obras de melhorias no Pronto-Socorro, Pronto Atendimento e Sala de Tomografia beneficiarão os munícipes das regiões de Vila Maria/Vila Guilherme, áreas de abrangência do hospital

Nesta terça-feira (7), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), entregou as obras de readequações realizadas na estrutura do Pronto-Socorro, no Pronto Atendimento, na sala de Tomografia e a aquisição do novo Tomógrafo com 16 canais, do Hospital Municipal Vereador José Storopolli (HMVJS), na zona Norte da Capital. Os avanços contribuirão no fluxo de emergência com a inclusão de ambientes para apoio técnico, sala para o atendimento aos familiares e a triagem adequada dos pacientes ao hospital. O investimento geral das obras foi de 1,7 milhão.

#PraCegoVer: É uma sala. Ela tem tons claros, há ar condicionado, uma maca, e a máquina de tomografia. Também há um armário na cor branca.

Fotos: Edson Hatakeyama

A reestruturação do Pronto-Socorro - Emergência incluiu a readequação dos leitos de estabilização e observações adulto e pediátrica, ampliação do salão principal, instalação de ambientes de apoio técnico. O Pronto Atendimento agora conta com ambientes de classificação adulto e infantil, novo ambiente para recepção e registro e três novos consultórios de clínica médica. A obra foi executada em 11 meses.

A substituição do tomógrafo e a readequação da estrutura física para receber o novo equipamento é um importante ganho tecnológico, uma vez que o novo terá capacidade de aquisição de imagens oito vezes maior, pois dispõe de bomba de contraste que possibilita a inserção de protocolos assistenciais e ofertas de exames mais modernos.

A unidade funciona desde 1993 e conta com uma estrutura de 14.733m² construídos e 204 leitos divididos em clínica médica, pediátrica, cirurgia geral, ginecológica e obstétrica, ortopédica, além de ambulatório de especialidades médicas e pós-operatórias. Atualmente, o hospital dispõe de 40 leitos de UTI, incluindo os leitos de covid-19.

#PraCegoVer: Há três camas hospitalares na imagem. Elas estão em uma sala. A sala é clara, as paredes e o chão são da cor branca.

Para a conclusão da obra, a SMS também contou com a parceria da Universidade Nove de Julho (Uninove), por conta da contrapartida da graduação de Medicina e Enfermagem.

A unidade é gerenciada por meio de Contrato de Gestão pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).