Obra da UPA Jabaquara é retomada

Unidade Auxiliará no atendimento de média complexidade aos munícipes da região

#PraCegoVer: Uma placa na cor laranja sinalizando que ali é uma obra da UPA Jabaquara. De fundo temos um prédio nas cores bege e branco. Podemos observar um trabalhador da obra, com capacete vermelho.um

Fotos: Edson Hatakeyama

Nesta quarta-feira (3), a Prefeitura de São Paulo retomou as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jabaquara, na zona Sul da capital. A unidade contará com 20 novos leitos e auxiliará no atendimento de saúde de média complexidade, agregando aos serviços da rede de atenção básica e hospitalar de Jabaquara e região.

A UPA Jabaquara terá aproximadamente 2 mil m² com dois pavimentos. Será equipada com 7 leitos de urgências, sala de ortopedia, raio-x, sala de gesso, suturas, esterilização e expurgo, triagem, 6 consultórios médicos, 1 consultório odontológico, sala de medicação, 7 poltronas de inalação adulto e 7 infantis, coleta de exames, sala de eletro cardiograma, 2 salas de avaliação, 14 leitos de observação adulto e 4 infantil e 2 salas de isolamento. Além disso, contará com farmácia, serviço social, ouvidoria e áreas administrativas. Também possuirá aquecimento solar e utilizará água de reuso.

A obra faz parte da retomada de seis Unidades de Pronto Atendimento (UPA) na capital. As outras unidades que terão as obras retomadas são: Parelheiros, Mooca, Cidade Tiradentes, Vila Mariana e City Jaraguá. Os equipamentos atenderão com portas abertas, 24 horas, todos os dias.

#PraCegoVer: Dois homens trabalhando na obra da UPA. Um deles usa capacete na cor verde e o outro na cor vermelha. Eles estão mexendo com material de construção.

Atualmente, a cidade já conta com 14 UPA em funcionamento, sendo que, seis foram entregues pela atual gestão entre 2019 e 2020.

Todas as obras serão realizadas por empresas licitadas pela Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) e estão inseridas no Programa Avança Saúde SP, resultado de acordo entre a Prefeitura e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A UPA Jabaquara está localizada na Rua Cruz das Almas, anexo ao Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya.