Saúde informa sobre atendimento nos hospitais públicos veterinários durante a pandemia

Medidas foram adotadas para reduzir as aglomerações nesses serviços

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), desde 16 de março, quando foi decretada situação de emergência no município, adotou medidas com o objetivo de garantir o atendimento adequado à população e a necessidade de diminuir a cadeia de transmissão do novo coronavírus por meio do distanciamento social.

A pasta, por meio da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), faz um alerta para o risco das aglomerações observadas nos hospitais públicos veterinários das zonas Leste e Norte.

Entre as medidas de prevenção para esses serviços estão:

- Atendimento voltado apenas às urgências e emergências;

- Limitação de acesso a apenas um munícipe por animal.

- Uso obrigatório de máscaras de proteção;

- Disponibilização de álcool em gel na unidade.
 

Vale lembrar que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há evidência de que animais de estimação possam transmitir o novo coronavírus. Não acredite em Fake News. Proteja, cuide, não abandone.

O que é o coronavírus?

O novo coronavírus faz parte de uma grande família viral que causa infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Ele é responsável por causar a doença respiratória covid-19. Na maior parte dos casos a doença é leve a moderada, semelhante a uma gripe. Alguns casos podem ser mais graves, principalmente em idosos e pessoas com doenças pré-existentes.