Mais de 10 milhões de camisinhas foram distribuídas nas estações de metrô desde abril de 2018

Para celebrar a marca, Saúde realiza teste rápido para HIV nas estações São Paulo-Morumbi da linha 4-Amarela, dia 10, e Santo Amaro da linha 5-Lilás, dia 12

Por Pedro Malavolta

#PraCegoVer: Imagem com cor de fundo Vermelho, com desenhos de preservativos. Pequeno texto dizendo: 10 milhões de camisinhas distribuídas

 

Em menos de um ano e meio mais de 10 milhões de preservativos foram retirados gratuitamente pelos usuários das linhas 4-Amarela e 5-Lilás. Para celebrar a marca atingida na última semana, serão realizadas duas ações de testagem para o HIV nas estações São Paulo-Morumbi, na próxima terça-feira (10/9), e Santo Amaro, na quarta-feira (12/9).

A distribuição de preservativos acontece desde 2018, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, por meio do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PM DST/Aids), e a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás.

“As camisinhas precisam estar cada vez mais disponíveis para a população, não apenas nos serviços de saúde, mas também nos locais de grande circulação, como estações de metrô e terminais de ônibus, casas de entretenimento adulto. Isso tem sido feito na cidade de São Paulo e, só no ano passado, foram distribuídos gratuitamente 85 milhões de preservativos. O nosso trabalho é para que o acesso aos métodos de prevenção seja cada vez maior”, avalia Maria Cristina Abbate, coordenadora do PM DST/Aids.

Todas as estações dessas linhas contam com um enorme display de preservativos, com capacidade para mais de 14 mil camisinhas cada, com o objetivo de facilitar o acesso a essa importante forma de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Essa ação começou como um programa piloto na estação República da linha 4-Amarela. Em dezembro de 2018, já havia atingido 27 estações administradas pelas duas concessionárias.

Parceria com o Metrô

Em julho deste ano, sete estações sob administração da Companhia do Metropolitano (Metrô), empresa pública do estado de São Paulo, receberam seus grandes dispensadores de camisinha masculina: Tucuruvi e Jabaquara, da linha 1-Azul, e Tatuapé e Brás, da linha 3-Vermelha, e Paraíso na linha 2-Verde. O objetivo é que até meados de 2020, as camisinhas estejam disponíveis nas mais de cinquenta estações administradas pela empresa estadual.

Serviço:
Teste Rápido na Estação São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela)
Data: terça-feira, 10/09
Horário: das 11h às 16h (cadastro e coleta até às 15h30)

Teste Rápido na Estação Santo Amaro (Linha 5-Lilás)
Data: quinta-feira, 12/09
Horário: das 11h às 16h (cadastro e coleta até às 15h30)