Terminais Urbanos de São Paulo promovem Campanha de Combate à Aids

Testes gratuitos para HIV serão oferecidos à população buscando conscientizar sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce da doença

Com o objetivo de alertar a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce do HIV, os Terminais Urbanos de São Paulo serão pontos de orientação e realização de testes gratuitos para a detecção do vírus da Aids. A campanha intitulada Mutirão de Teste Rápido de HIV/Aids acontece graças a uma parceria firmada entre a Socicam, SPUrbanuss, SPTrans e a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, por meio do Programa Municipal de DST/Aids.

O primeiro empreendimento participante será o Terminal Urbano Bandeira, na região central. No dia 26 de agosto (segunda-feira), das 10 às 16 horas, quem passar pelo local poderá realizar o teste gratuito de HIV/Aids, receber orientações de agentes da saúde e caso a doença seja confirmada, será encaminhado para o tratamento gratuito por meio do sistema público de saúde. Entre os meses de agosto e dezembro, a ação será distribuída para todas as regiões da cidade e em mais quatros terminais urbanos: Setembro (Zona Norte); Outubro (Zona Leste); Novembro (Zona Sul); Dezembro (Zona Oeste).

O último dia da ação acontecerá em 1º de dezembro, data instituída pela Organização Mundial da Saúde, desde 1988, como o Dia Mundial de Combate à Aids. No Brasil, desde 2017, o movimento Dezembro Vermelho é lei e foi estabelecido no calendário oficial para promoção de eventos, ações e atividades educativas que devem ser realizadas entre o poder público, sociedade civil e órgãos internacionais, de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para sua agenda:

Atividade: Mutirão de teste rápido de HIV/Aids
Local: Terminal Urbano Bandeira – (Praça da Bandeira, s/n)
Data: 26 de agosto de 2019 (segunda-feira)
Horário: 10h às 16h 
Realização: Programa Municipal de DST/Aids
Parceria: Socicam
Apoio: SPUrbanuss e SPTrans
Participação gratuita