Hospital Municipal e Maternidade Escola de Vila Nova Cachoeirinha traz Drauzio Varella para falar sobre humanização do atendimento

Médico oncologista e escritor ministrou palestra sobre o “Momento da notícia difícil” para médicos da Saúde Municipal

Auditório cheio com o Dr. Drauzio Varella palestrando

Fotos: Edson Hatakeyama

O Hospital Municipal e Maternidade Escola Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva de Vila Nova Cachoeirinha realiza a III Semana de Ensino e Pesquisa, com o objetivo de tratar os temas Humanização e Segurança do Paciente.
Na manhã desta quinta-feira (7), o médico oncologista e escritor, Drauzio Varella, ministrou uma palestra sobre o “Momento da notícia difícil”. O evento teve início na última segunda-feira (4) e segue até esta sexta-feira (8), com apresentação dos trabalhos de conclusão de Residência Médica e Residência Multiprofissional.

Durante sua participação, Varella chamou a atenção dos profissionais sobre a humanização no atendimento ao paciente nas diversas situações de atendimento e nos momentos finais. Abordou também a importância do cuidado com o profissional da assistência, que deve prestar atenção à sua própria saúde corporal, com a adoção de hábitos saudáveis e a prática de exercícios físicos na rotina.
A criação do SUS e sua relevância, desde então, no atendimento da população brasileira abriu a fala do médico, que se tornou referência na disseminação da informação sobre saúde no País. “Estive recentemente numa visita a um acampamento de refugiados no Líbano e lá não existe atendimento público para a população. Mais ou menos 4 milhões de habitantes, 1 milhão de refugiados Sírios. O Brasil tem 210 milhões de pessoas e dá assistência médica para todos, é um esforço nacional que nunca foi tentado em nenhum outro país. Foi uma mudança muito grande nesse aspecto para a saúde. Passamos a dar assistência médica para todos, isso você encontra no Brasil inteiro, eu sei porque rodo todo o país. Você não encontra aqui uma criança que não tenha acesso a um pediatra. Todas as crianças recebem vacina e atendimento em todo o país. O SUS é a maior forma de distribuição de renda já colocada em prática no Brasil.”, disse Varella.

 

Auditório cheio, com pessoas em pé para assistir à palestra


III Semana de Ensino e Pesquisa
Os temas abordados na III Semana de Ensino e Pesquisa visam estimular mais conversas entre profissionais de saúde e pacientes, com atendimento humanizado, além de aprimorar o cuidado da saúde com base no que realmente importa para o paciente.


Hospital Municipal e Maternidade Escola de Vila Nova Cachoeirinha
A Maternidade Cachoeirinha adotou o programa "O que importa para você", a exemplo do que já acontecia na Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), que trouxe a iniciativa dos Estados Unidos.
O programa ajuda a pensar no paciente e no profissional, tratando este elo tão importante, compreendendo o paciente, inserindo-o no hospital em um contexto mais humanizado.


Serviço
Sexta-feira - 8 de fevereiro
8h - Apresentação TCR Ginecologia