UPA Santo Amaro retoma atendimento emergencial odontológico

Unidade atende casos agudos e de natureza clínica e em uma semana já teve mais de 140 pacientes

Texto e foto por Dayane Teodoro

Na última segunda-feira (17) completou uma semana do retorno do atendimento de urgência e emergência odontológica em Santo Amaro, que agora acontece dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Amaro – Dr. José Sylvio de Camargo. O local conta com consultório amplo com três Equipamentos Odontológicos. Possui uma equipe odontológica composta por dez cirurgiões dentistas e dez auxiliares de saúde bucal (ASB), que se revezam durante 24 horas, já que a unidade funciona durante todos os dias da semana, incluindo feriados e pontos facultativos.

Em uma semana de funcionamento do novo serviço, a UPA atendeu cerca de 140 pessoas. Algumas delas, como a Elisangela Ramalho da Silva, souberam da retomada por meio de um post na página do facebook da CRS Sul. Para ela, que mora nas proximidades do Terminal Varginha, local em que as UBS não possuem este tipo de atendimento, a UPA Santo Amaro encontra-se em um local favorável. “Até mesmo pra quem vem do extremo da zona Sul, Santo Amaro é uma região de fácil acesso. Pra mim, aqui é sensacional. Já divulguei para um monte de gente”, disse Elisangela que agora não sofrerá mais com a dor que sentia por conta de um abscesso.

Para Lucilene da Conceição, a descoberta do serviço emergencial na unidade se deu de maneira diferente. Sua filha vendo-a sofrer de dor há três dias decidiu entrar na UPA e pedir informação relacionada ao atendimento. “Essa UPA ajuda muito, já cheguei, passei pela triagem e foi super-rápido”, contou.

Outro paciente atendido dentro desse período de sete dias do retorno da odontologia na UPA foi Diego Oliveira Martins. Morador do Capão Redondo, ele não sabia da existência do trabalho dos cirurgiões dentistas e auxiliares na unidade, mas o fato de estar próximo no momento em que a dor lhe incomodou o fez entrar na UPA em busca de atendimento.


Mas que tipo de atendimento odontológico a UPA oferece?


Cabe às UPA o atendimento das urgências de menor complexidade, ou seja, quadros agudos e de natureza clínica. Sendo assim, estão previstos os atendimentos de casos como: dor, inflamação, hemorragias, traumas, luxações e fraturas e que não comprometam a face.

Já os tratamentos mais complexos são encaminhados para outros serviços da rede, como explica o cirurgião-dentista Renan Veiga Araújo. “Nos casos mais complexos, a gente tem a oportunidade de um link direto com o Hospital Municipal do Campo Limpo. Então encaminhamos os casos como fraturas de face ou, às vezes, algum paciente que a gente não consegue dar suporte de atendimento aqui. E em casos de câncer de boca, por exemplo, que necessitam de um diagnóstico mais preciso, a gente tem um link direto com o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)”, disse o cirurgião.

O que mais motiva as pessoas a irem até unidade é realmente a dor de dente que, segundo Araújo, na maioria das vezes é ocasionada por lesão de cárie. “O dente acaba sendo destruído pela cárie e, às vezes, gera inflamação, infecção local e abcesso porque a cárie compromete e acaba tirando a desmineralização do dente”, explicou.

“Aqui, a gente atende a fase aguda. Então eliminar a dor é o principal foco. Tirar a dor deles, para a gente é muito gratificante e para eles é muito importante”, disse a cirurgiã-dentista Bruna Mannaro, que integra a equipe de odontologia da UPA.

Bruna enfatizou ainda que a unidade realiza a reimplantação de dentes em caso de acidentes, como queda, desde que não tenham ocorrido fraturas na face. Contudo, para o procedimento, alguns requisitos devem ser seguidos. “É o processo de como conservar corretamente um dente após a avulsão dele”, destacou.

As premissas são: a reimplantação pode ser feita em, no máximo, uma hora após a avulsão do dente; o local deve ser limpo com soro fisiológico; o dente não pode ser lavado, pois assim evita de ele ser arranhado. Na unidade, os profissionais realizam a correta limpeza com aplicação de flúor. “Esse tipo de atendimento só ocorre em pessoas adultas. Em crianças a reimplantação não é feita, pois prejudicaria o nascimento do dente permanente”, lembrou Bruna.

“Em uma semana de atendimento a gente vem percebendo uma progressão do número de pessoas que são atendidas, o que significa que a população da região estava necessitada desse serviço e ele veio, então, para contribuir com essa demanda”, concluiu o coordenador médico da unidade, Alexandre Dias de Castro.

A UPA Santo Amaro é gerenciada pela Organização Social (OS) Santa Catarina. O serviço de saúde bucal encontra-se disponível diariamente, 24 horas por dia, e é referência para todos os usuários da zona Sul.

Conquista popular

O atendimento de urgência e emergência odontológica em Santo Amaro estava suspenso desde fevereiro, mês em que o antigo Pronto Atendimento (PA), que abrigava o serviço, saiu de dentro da Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro para se tornar a UPA Santo Amaro.

Neste período, o serviço foi reavaliado e reestruturado pelos gestores e técnicos da rede local e, desde 10 de dezembro, encontra-se disponível para atender as necessidades dos usuários da região.

A retomada do serviço na UPA representa, sobretudo, a conquista de conselheiros gestores e usuários da região, que necessitam do atendimento, e lutaram para o retorno da oferta deste serviço.

Serviço
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Amaro - Dr. José Sylvio de Camargo
Rua Carlos Gomes, 661 – Santo Amaro.