Saúde dá início às atividades de ônibus para atendimento odontológico da população em situação de rua

Veículo circulará pela região central; capacidade é de, aproximadamente, 500 atendimentos por mês

Na praça, o ônibus do programa Saúde bucal está estacionado. Há um toldo azul e pessoas em frente. Ao fundo, prédios do centro paulistano.

Por Keyla Santos
Fotos: Jonathan Muniz

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início nesta quarta-feira (24) às atividades de atendimento odontológico em unidade móvel, aos moradores em situação de rua, cadastrados no Consultório na Rua (CnR), que vivem na região central da capital.

O veículo, que foi doado à SMS, tem o objetivo de desenvolver ações de saúde que atendam às demandas dessa população, oferecendo quatro cadeiras odontológicas, com capacidade de realizar até 500 atendimentos por mês, o ônibus odontológico funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A unidade ficará, por pelo menos oito dias, na praça da Sé visando atender todas as 80 pessoas que hoje são acolhidas pela Missão Belém e posteriormente, circulará por outros serviços da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Centro.
Atualmente, a CRS Centro conta com uma unidade móvel odontológica que já realiza um trabalho em sua área de abrangência. Agora, com o ônibus terá maior capacidade de atendimento e de mobilidade e, assim, será possível expandir a saúde bucal para as áreas cuja população em situação de rua encontra-se carente desse serviço. Com isso, a CRS busca a ampliação das ações implementadas e já consolidadas.

"A atenção à saúde bucal é primordial para melhorar a saúde como um todo, em especial dessa população mais vulnerável. Estamos atentos à ampliação dos serviços de atenção à saúde bucal não apenas com novos equipamentos físicos, mas esta unidade móvel será fundamental para chegar às pessoas em situação de rua", diz Edson Aparecido, secretário municipal da saúde.

Equipamentos

O ônibus foi adaptado para atendimento odontológico e doado à SMS pela Colgate Palmolive Comercial Ltda. e conta com quatro cadeiras odontológicas; um escovódromo; um aparelho de raio-X digital e com equipamentos necessários para o atendimento clínico odontológico, como fotopolimerizador, ultrassom odontológico e instrumentais para atendimentos preventivos, restauradores, cirúrgicos, de endodontia e de prótese dentária.

Por meio de um convênio firmado entre SMS e o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (BomPar), foi possível contratar uma equipe composta por três cirurgiões dentistas, um técnico e quatro auxiliares de saúde bucal, que realizará os atendimentos.

Parte interna do ônibus, equipado com materias para atendimento odontológico. Ao centro, uma cadeira reclinável azul. Ao fundo, nas prateleiras, medicamentos e acessórios para odonto.

Sobre o atendimento

Os profissionais do CnR realizam abordagem às pessoas em situação de rua, nos Centros Temporários de Acolhimento (CTA) e nos equipamentos sociais na área de abrangência da CRS Centro se houver outras necessidades após o atendimento inicial, acolhe os pacientes para atendimento na unidade de referência de cada equipe, fortalecendo o vínculo.

O tratamento odontológico dessa população na região central, atualmente, é oferecido em dois serviços. Uma equipe atende na UBS Santa Cecília e outra atende na Unidade Móvel Odontológica da Sé.