Tattoo Week terá testagem rápida de HIV, sífilis e Hepatite C

Ação de prevenção acontece entre sexta (19) e domingo (21), das 13h30 às 19h, no São Paulo Expo Imigrantes

 

Por Thiago Pássaro

 

O Programa Municipal de DST/AIDS (PM DST/AIDS), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, ofertará testes rápidos e gratuitos de HIV, sífilis e hepatite C na Tattoo Week, um dos maiores eventos de tatuagem do mundo. A ação acontece na próxima sexta-feira (19), sábado (20) e domingo (21), das 13h30 às 19h, no São Paulo Expo Imigrantes. A entrada é paga.

Para fazer os exames, é preciso primeiramente preencher um breve cadastro, em seguida, realizar a coleta do sangue em que, com poucas gotas, é possível realizar os três testes rápidos ao mesmo tempo. Depois é só aguardar cerca de 30 minutos pelo resultado. Lembrando que a coleta dos exames acontece até às 18h.

“É importante que a testagem esteja sempre acessível, inclusive em locais além das unidades de saúde. Muitas vezes, esta pode ser a oportunidade que uma pessoa estava esperando para se testar. E se testar também é uma forma de prevenção”, diz Cristina Abbate, coordenadora do programa de DST/AIDS da capital paulista.

O PM DST/AIDS terá uma grande estrutura para atender ao público do evento, com uma área de mais 50m2, divididos em recepção, um amplo espaço de coleta e quatro salas isoladas para divulgação do resultado, dado por um profissional da saúde.

O estande terá ainda preservativos gratuitos, gel lubrificante e materiais informativos. A atividade acontece em parceria com o Programa Municipal de Hepatites Virais (PMHV), também da SMS.

Tattoo e prevenção

Além do sexo desprotegido, a tatuagem também pode ser uma fonte de infecção do HIV, da sífilis e das hepatites B e C quando os equipamentos e materiais utilizados não são esterilizados ou trocados, no caso dos descartáveis.

Para se abrir um estabelecimento desse tipo, é necessário obter uma licença da vigilância em saúde local, que no caso da cidade de São Paulo é a Coordenação da Vigilância em Saúde (COVISA), da Secretaria Municipal da Saúde. O órgão também faz a fiscalização de tempos em tempos do trabalho nesses locais.

Todos os tatuadores que participam do evento possuem essa licença. Durante a Tattoo Week, agentes da COVISA também farão palestras para capacitar e atualizar os tatuadores.