Saúde participa do Tattoo Week SP 2018

Evento contará com Workshop de Práticas Sanitárias Seguras, lançamento do Guia da Saúde, além de testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatite C

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, participará do evento Tattoo Week SP 2018 que acontece na capital nos dias 19, 20 e 21 deste mês. No dia 18, durante a cerimônia de abertura do evento, será realizado o workshop “Práticas seguras em estabelecimentos de tatuagem, maquiagem definitiva e piercing”, para os profissionais da tatuagem.

Durante o curso serão tratados temas como: estrutura necessária para o funcionamento do estabelecimento; cuidados, importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e esterilização; materiais e equipamentos (registros e regularização); biossegurança em procedimentos de tatuagem; prevenção de acidentes, como a vacinação do profissional tatuador; transmissão e prevenção de doenças como hepatites e HIV; e documentação e legislação. Os mesmos temas também farão parte do Guia da Saúde para Profissionais de Tatuagem, Piercing e Maquiagem Definitiva, que será lançado durante o evento.

O Guia da Saúde, que será interativo em formato pdf, poderá ser baixado em celulares e tablets durante o evento, por meio de um banner exposto com um QR Code. O profissional poderá navegar nos temas de interesse, tirar dúvidas, buscar a unidade de saúde mais próxima para receber vacinas ou procurar ajuda em caso de acidente de trabalho, e ter acesso ao sistema da ANVISA para saber quais produtos estão regulares e registrados.

A secretaria promoverá também, por meio do Programa Municipal de DST/AIDS, testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatite C nos três dias do evento em um estande. Para fazer os testes, os interessados deverão primeiramente preencher um breve cadastro para depois realizar a coleta. O resultado sai em cerca de 30 minutos e é dado por um profissional da saúde em uma sala isolada.

Banner ilustrativo da campanha Testagem Rápida, Tattoo Week. O fundo do banner é preto e as escritas em branco. No centro, há três faixas e em cada uma delas a escrita: HIV, Sífilis e Hepatite C. A arte é preenchida com tatuagens. Outras informações já inseridas no texto.

Atualmente, há 555 estabelecimentos com Licença de Funcionamento Sanitária para a atividade de tatuagem no município de São Paulo. Para se abrir um estabelecimento desse tipo na capital, é necessário obter uma licença da Covisa, órgão que também faz a fiscalização de tempos em tempos do trabalho nesses locais.


Serviço
Workshop: 18 de outubro, às 20h
Testagem HIV e hepatite C: 19, 20 e 21 de outubro
Local do evento: São Paulo Expo
Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 (São Paulo Expo)