Coordenadoria Regional de Saúde Norte realiza encontro para conscientização sobre o câncer de mama

Várias ações foram realizadas no Parque da Juventude (Biblioteca de São Paulo)

 

Por Tainá Arruda

A Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Norte realizou, na última sexta-feira (5), no Parque da Juventude (Biblioteca de São Paulo), um encontro para conscientizar a população sobre prevenção do câncer de mama. A atividade estava prevista na programação do Outubro Rosa.

Participaram do evento cerca de 350 pessoas que mesmo com o frio e garoa, dançaram, cantaram e prestigiaram os trabalhos realizados pelas Supervisões Técnicas de Saúde (STS) que trouxeram várias ações de orientação sobre prevenção e vida saudável.

Na ocasião, houve distribuição de brindes e panfletos com orientações sobre o câncer de mama e alimentação saudável, testes rápidos de HIV e sífilis, palestras, danças circular e terapêutica, música, teatro, atividades lúdicas e apresentação de corais das unidades de saúde.

Durante todo o mês de outubro, a CRS Norte, por meio de suas supervisões, realizará várias atividades para incentivar mulheres com idade entre 50 e 69 anos a fazerem os exames mamográficos para prevenir e detectar precocemente a doença, aumentando as chances de cura.

Campanhas

A arrecadação de lenços para o Banco de Lenços Flavia Flores e de mechas de cabelos para confecção de perucas a serem doadas para pessoas em tratamento quimioterápico foram destaques do evento. Os participantes sensibilizaram-se com a campanha e muitos entraram na fila de doação.

Dificilmente o cabelo de uma única pessoa preencherá uma peruca, portanto, é mais fácil buscar mechas e assim confeccioná-la. Essa doação é um exercício de solidariedade.

Prevenção

A assessora técnica da área de Saúde da Mulher da CRS Norte, Rúbia Marques, explicou que o câncer de mama ocupa o segundo lugar em incidência em mulheres, representando 25% do total de casos de câncer femininos no mundo. “É a quinta causa de morte por câncer em geral e a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres”.

Segundo Rúbia, para o ano de 2018, foram estimados 59.700 casos novos. Esses representam uma taxa de incidência de 51,29 casos a cada 100.000 mulheres. “O Outubro Rosa é uma campanha mundial com o intuito de conscientizar as mulheres a respeito da prevenção e diagnóstico precoce da doença aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade”, finalizou.