CECCO Interlagos oferece atividades que promovem inclusão e saúde por meio da convivência

Tai Chi Pai Lin, meditação e artesanato são apenas algumas das atividades desempenhadas com os usuários do serviço

Fundado em 1991 e atuando há 12 anos na Avenida Atlântica, o Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO) Interlagos vem beneficiando a população local e também os usuários de territórios vizinhos, oferecendo cada vez mais atividades que visam a integração entre os usuários do serviço. A característica principal do CECCO é a convivência e é a partir dela que a equipe de 12 profissionais pensa nas atividades da unidade.

Yara Cynthia Meyer, colaboradora do CECCO, cuida da parte administrativa do local, mas também participa das oficinas: “Aqui todo mundo participa, todo mundo interage”, contou. Na unidade, os pacientes da rede de saúde mental, além dos seus familiares e do público em geral, recebem atenção em um espaço que foi criado para fortalecer as trocas afetivas e de saberes.

O lugar é destinado para todos os públicos, independentemente da idade, situação familiar, mental, social ou de incapacidades sensoriais e/ou mentais. “A gente promove a convivência e acredito que atinja o objetivo. O usuário vem para cá e ele se sente tão acolhido que não sai mais daqui. Aqui pode chegar qualquer pessoa, desde que tenha condições de conviver, qualquer um pode frequentar nossos serviços”, explica Yara.

Um exemplo de pessoa que frequentou o CECCO pela primeira vez e não saiu mais é o usuário João Batista Fiel. Ele foi à unidade pela primeira vez há nove anos, encaminhado pelo médico durante o tratamento contra a dependência química. Fiel gostou tanto das atividades ofertadas que continua frequentando o CECCO semanalmente. “Me encaminharam para cá e eu não saí mais porque eu gostei. Fui internado por conta da dependência no mínimo seis vezes, mas a última foi há 6 anos. Desde então, não tive mais recaída e as portas aqui sempre estiveram abertas para mim. Aqui, anima a gente a tocar a vida para frente e não voltar mais para o vício. O pessoal aqui cuida da gente muito bem, não faz diferença de pessoas.”

Há 6 meses como gerente do CECCO Interlagos, Maria Aparecida Carneiro conta que as atividades pensadas para as oficinas são visando, em primeiro lugar, os usuários do serviço, para continuarem participando e convivendo no local.
“A todo o momento a gente pensa no usuário. Nós estamos fazendo parcerias, pensando em novas oficinas, tudo para ampliar as opções. O usuário está em primeiro lugar. O CECCO é um espaço que vem agregar aos usuários a socialização, autonomia, inserção social, convivência e resgatar o papel deles como atores da própria história”, afirma a gerente.

Parceria

Para incrementar ainda mais o quadro de atividades, a unidade está com uma parceira com o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK). A instituição, sem fins lucrativos, oferece projetos artísticos e esportivos aprovados em lei de incentivo fiscal para atender crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual. O Instituto Olga Kos atua em parceria com unidades de Saúde Mental, escolas e ONGs, oferecendo gratuitamente as oficinas.

Duas vezes na semana o Instituto ministra a oficina “Cor e Ritmo” no CECCO Interlagos. Entretanto, como se trata de um centro de convivência, a atividade abrange qualquer pessoa que queira vivenciar a atividade, e não apenas pacientes de Saúde Mental.

Oficinas do CECCO Interlagos

A facilitadora de convivência Silvana Vieira começou a trabalhar no CECCO ainda no endereço antigo e já conta com uma história de 18 anos no serviço. Pela convivência com os usuários, ela pôde ver diversas histórias sendo transformadas. “Aqui, fazemos um trabalho de inclusão por meio das atividades. Nós percebemos que eles ficam mais participativos, mais independentes quando passam a frequentar o CECCO. Temos usuários que frequentam há 10, 12 anos. É bem gratificante ver essa mudança neles”, conta Silvana.

Participando das oficinas de práticas orientais, o usuário do CECCO André de Souza Gomes frequenta o lugar há pouco mais de um ano. Gomes foi encaminhado por seu médico por conta do problema de antissocialização que apresentava, devido ao diagnóstico de depressão crônica. Ele explica como as atividades do CECCO mudaram sua vida: “Eu não conversava com as pessoas, ainda sou meio fechado. Mas depois desse ambiente comecei a me soltar mais, conviver em sociedade, resgatar valores morais, pensar mais no próximo. Aqui para mim não é só um lugar que eu frequento, é um lugar que eu posso contar nas horas boas e ruins. Fiz muitos amigos aqui, bons amigos”.

O que é um CECCO?

Os CECCOs surgiram por conta da Política Antimanicomial, um ideal que ganhou força após a Reforma Psiquiátrica. A proposta da política é a de promover saúde aos pacientes com algum tipo de sofrimento mental, de forma humanizada e terapêutica. O CECCO Interlagos é um serviço de promoção de saúde comprometido com os princípios do SUS e de produção cultural de vocação intersetorial.

O serviço visa a promoção, a prevenção, a manutenção e a recuperação da saúde das pessoas, desde crianças até idosos. Atua por meio de oficinas terapêuticas de diferentes linguagens: artesanais, corporais, culturais, expressivas, práticas integrativas, buscando reestabelecer e reforçar vínculos humanos e sociais.
Em São Paulo, temos 23 CECCOs espalhados pela capital, sendo que deste, cinco deles estão localizados na zona sul.

Serviço
CECCO Interlagos

Avenida Atlântica, 4.988 – Interlagos
Horário: das 8h às 16h.
Confira no quadro abaixo a programação completa das oficinas oferecidas pelo CECCO Interlagos