Unidades de saúde promovem atividades para a Semana do Aleitamento Materno (SMAM)

Com o tema “Amamentação – alicerce da vida”, campanha ocorrerá entre os dias 1º a 8 de agosto, com palestras, caminhadas e orientações; confira abaixo a programação

Criada em 1992 pela World Alliance for Brastfeeding Action (WABA), a campanha que promove o aleitamento em 120 países para dar visibilidade à amamentação como “a base da boa saúde ao longo da vida para crianças e mães”, incentivando grupos de todo o mundo a trabalhar o tema na prática, terá uma ampla e abrangente programação nas Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) e nas Supervisões Técnicas de Saúde (STS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Atualmente, a rede municipal de saúde conta com três bancos de leite: Hospital Maternidade Prof. Dr. Alípio Correa Netto, Hospital Municipal Campo Limpo e o Hospital e Maternidade Cachoeirinha, que detém o selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde ‘Iniciativa Hospital Amigo da Criança’ (IHAC) por cumprir os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial de Saúde (OMS). As atividades da Maternidade Cachoeirinha podem ser conferidas pelo link: Programação das Atividades da Semana Mundial de Amamentação SMAM 2018 do HMEC

CRS Norte

Na programação especial das unidades da Norte estão inclusas palestras esclarecendo os benefícios e os mitos em torno da amamentação, roda de conversa com grupo de gestantes fumantes, puérperas e estrangeiras, orientações sobre abandono de mamadeira e chupeta, higienização da mama, exposição de vídeos educativos, caminhadas, peça teatral sobre o tema, homenagem às mulheres que amamentam, além da tradicional “Hora do Mamaço“, que reúne mães, profissionais e apoiadores da amamentação para debater, incentivar e apoiar o aleitamento materno. (Veja programação completa aqui!).

CRS Sul

O X Encontro de Aleitamento Materno da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sul será neste dia 1º de agosto próximo, das 8h às 12h30, no auditório do Hospital M’ Boi Mirim, com café de boas-vindas, e contará com a presença de representantes do Cejam – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”, da Associação Comunitária Monte Azul, do Hospital M’ Boi Mirim, e da CRS Sul.

Os principais destaques serão a formatura dos bebês da região que estão há pelo menos seis meses em aleitamento materno exclusivo, e duas palestras sobre o tema, com a dra. Viviane Laudelino Vieira, doutora em Nutrição em Saúde Pública, pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), e Vivian Inácio Zorzim, coordenadora do curso de Enfermagem da Universidade Adventista de São Paulo (UNASP), que falará sobre a experiência do aleitamento materno com crianças da África, além de debates para esclarecer dúvidas a respeito da questão.

Em parceria com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein (SBIBAE), a Prefeitura de São Paulo e a Organização Social de Saúde Cejam, o Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch (M’boi Mirim) vai comemorar o seu 10º Encontro de Aleitamento Materno, nesta quarta-feira (1º), das 8h às 12h30, no auditório da entidade, com uma programação inteiramente dedicada ao tema, e manifestando seu apoio à amamentação.
Veja a programação completa aqui.

CRS Leste e Sudeste

O II Amamenta Leste vai acontecer na próxima sexta-feira (3), a partir das 8h, no anfiteatro da Prefeitura Regional de São Miguel Paulista. Consulte aqui os programas de atividades da semana de aleitamento materno das coordenadorias Sudeste e Leste.

UBS da CRS Sudeste celebram a Semana do Aleitamento Materno (SMAM) 2018

As unidades de saúde do território da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sudeste estão desenvolvendo atividades especiais de orientação e conscientização à população a respeito do aleitamento materno.

Na região da Penha, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Vila Granada, Engenheiro Trindade, Vila Esperança e Emílio Santiago realizam nesta sexta-feira (3) a 1a Hora do Mamaço – Penha. A atividade acontece das 13h30 às 16h, com uma caminhada que sairá do Shopping Center Penha até o Centro Cultural da Penha. Haverá ainda palestra, prática de shantala, contos de história e, no encerramento, apresentação da dupla sertaneja Marly e Marlety.

Ainda no mesmo território, a UBS Maringá Talarico realizará de 6 a 10 de agosto ações de saúde, com apresentação do coral da unidade, palestras educativas a respeito da importância da amamentação, entrega de certificados de amamentação e massoterapia para gestantes e puérperas.

Na região da Mooca, principalmente na UBS Pari, a equipe do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (Bompar) promove, na segunda-feira (6), uma roda de conversa sobre aleitamento materno com as usuárias da Casa de Apoio Maria Maria. Na tarde de quarta-feira (9), acontece um encontro de mães e bebês na unidade Pari, com roda de conversa e shantala (massagem para bebês). Além disso, profissionais da saúde conversarão sobre o tema no Centro de Acolhida ao Imigrante (Cami).

Confira aqui a programação especial de outras unidades da CRS Sudeste
.