CAPS Infantojuvenil II Capela do Socorro promove formatura da turma de Taekwondo

As aulas tiveram duração de um ano e contribuíram para a melhoria do quadro clínico dos usuários com transtornos mentais graves e sofrimento psíquico intenso

Por Taynara Carmo

O CAPS Infantojuvenil II Capela do Socorro comemorou a formatura da sua turma em Taekwondo, no dia 30 de outubro, com a entrega de certificados aos participantes, marcando o fim de um ciclo de muita superação e aprendizado.

As aulas de Taekwondo foram ministradas pelo Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK), que forneceu todo o material usado no curso e uma equipe multiprofissional para acompanhar o desempenho dos alunos. “No começo não sabíamos muito bem o que fazer porque as crianças eram bem elétricas. Aí começamos a fazer o básico e deu muito certo. Saímos hoje com uma dorzinha no coração por estar acabando, pois nos apegamos muito nos alunos. Hoje vemos que o Taekwondo transformou a vida deles. Encerramos um trabalho de muito sucesso”, afirma o professor Anderson Toledo.
Transformando vidas

As aulas tiveram duração de um ano e contribuíram para o desenvolvimento das crianças com transtornos mentais graves e sofrimento psíquico intenso.
Na ocasião, algumas mães deram depoimentos sobre a melhoria na qualidade de vida dos seus filhos com as aulas de Taekwondo. “No começo, eu trazia o meu filho Yuri para as aulas e não via mudança nenhuma. Agora, depois de um ano, ele está mais comportado, ouve mais as pessoas; então percebo que de fato houve mesmo uma transformação muito grande. Sou muito grata”, garante Maurina Moraes, que acompanhou o filho nas aulas desde o começo.

A também dona de casa Simone da Cunha, que havia enfrentado sérios problemas de saúde nos últimos anos, diz que seu filho João entrou em depressão por conta disso. Então, a psicóloga de João a incentivou a colocá-lo no Taekwondo, e ela conta o que isso significou na vida dos dois: “Eu tive dois AVC (Acidente Vascular Cerebral) e meu filho baqueou. Ele estava tomando antidepressivo, mas agora eu tenho fé de que ele vai parar com a medicação. Ele melhorou 100% em casa e está muito melhor. Eu tenho muito que agradecer a vocês”, encerra.