Coordenadoria Norte realiza programação especial para o Outubro Rosa

Dia especial de conscientização na sede teve palestra e atividade de relaxamento para as funcionárias

Por Aline Oliveira

A Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRSN) celebrou mais uma vez ao Outubro Rosa. No dia 09/10, as mulheres vestiram rosa para reforçar a importância da prevenção precoce do câncer de mama.

Entre as atividades, na parte da manhã houve a prática corporal oriental Liang Gong, com Elaine Herrero. Em seguida, a ginecologista e assessora técnica da CRSN, Cristina Helena Rama, proferiu uma palestra sobre “prevenção do câncer de mama” para as funcionárias. “O câncer de mama”, explica ela, “é o mais frequente e também com a maior mortalidade na população feminina em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Envolve fatores como: consumo de álcool, excesso de peso e sedentarismo. A idade continua sendo um dos mais importantes fatores de risco, aumentando os casos após os 50 anos. Histórico familiar de câncer de mama também é um grande fator de risco”, alertou ela. 

Para encerrar o dia, Cecilia Pelegrino de Oliveira, proporcionou uma sessão de relaxamento para as mulheres que tiveram 30 minutos para descansar e esquecer pelo menos por aqueles instantes dos problemas. “Para sairmos um pouco da correria do dia a dia é importante dedicar um pouco de tempo a esse momento de viagem momentânea, sem problemas, e transmitir mais os sentimentos através desse relaxamento. O ideal é realizar essa atividade duas vezes por semana”, ensinou Cecília.

Edvania Lisboa dos Santos, estagiária de administração, gostou de participar das atividades. “Tivemos uma terapia relaxante que nos tranquilizou e tirou um pouco do estresse; aprendemos que temos de nos exercitar, e por mais que fiquemos sentadas por causa do trabalho, temos de esticar as pernas e andar um pouco”, advertiu ela.

Sinais e sintomas

Segundo o Ministério da Saúde, as mulheres devem estar atentas aos seguintes sinais e sintomas: qualquer nódulo em mulher com 50 anos ou mais; nódulo que persiste em mais de um ciclo menstrual (em mulheres com mais de 30 anos); nódulo endurecido ou fixo ou que aumenta; descarga sanguinolenta; lesão eczematosa persistente; aumento dos gânglios da axila; retração da pele ou aspecto de casca de laranja; alteração no formato do mamilo; homem com tumor unilateral.

Outubro Rosa na região

A Coordenadoria Regional de Saúde Norte preparou uma programação especial de conscientização sobre o tema para celebrar o Outubro Rosa em suas unidades de saúde. Para saber mais, procure a UBS mais próxima da sua residência.