Saúde municipal realiza quinta ação de testes rápidos de HIV e Sífilis na Paulista

Em menos de um mês, foram feitos 366 exames; campanha começou em 2 de julho e acontece todos os domingos, das 12h às 16h

Por Thiago Pássaro

 

O programa municipal DST/AIDS, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, já realizou 366 testes rápidos de Sífilis e HIV na avenida Paulista em apenas quatro finais de semana. A campanha de testagem “Fique Sabendo” começou no dia 2 de julho e, até o último domingo (23), ao menos 229 pessoas haviam sido atendidas.

“A ação tem tido boa aceitação por parte da população. Começamos com pouco mais de 30 exames rápidos realizados para um salto, agora, de quase 160. Um crescimento de mais de 340%. Temos sempre muito a fazer, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, assim como todas as oportunidades de acesso à metodologias de prevenção”, destaca Cristina Abbate, coordenadora do programa de DST/AIDS.

O perfil majoritário das pessoas que buscam a testagem, de acordo com dados do programa, é de homem, branco, com idade média de 35 anos, com relações heterossexuais, seguido de homem que faz sexo com homem.

A possibilidade de receberem orientações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em horários e ambientes diversos, principalmente aquelas que no seu dia a dia, por questões de trabalho, não conseguem acessar os serviços públicos, aumentam as chances de melhor cuidado com sua saúde. A sífilis, por exemplo, pode ser uma verdadeira porta de entrada para o vírus da AIDS, além das complicações próprias em caso de ausência de tratamento.

“Saber quem são as pessoas que procuram os exames é essencial para conhecermos a população e, a partir disso, traçarmos metas e estratégias para o enfrentamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis aqui na capital”, diz Juny Kraiczk, consultora técnica do programa de DST/AIDS.

A testagem acontece todos os domingo na avenida Paulista, próximo ao parque Mário Covas, das 12h às 16h. Basta chegar, realizar um breve cadastro, fazer a coleta e aguardar o resultado. O processo dura apenas 20 minutos.

No local, os agentes de prevenção também orientam a população sobre as ISTs. A unidade móvel do programa distribui gratuitamente ainda gel lubrificante e camisinhas masculinas e femininas.

Durante os dias úteis da semana, é possível fazer os exames rápidos e tradicionais de Sífilis e HIV na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais perto de casa ou em um dos 26 serviços da rede municipal especializada (RME) em ISTs/AIDS de São Paulo. Os endereços da RME estão disponíveis aqui: http://ww2.prefeitura.sp.gov.br/saude/dstaids.