Novo mutirão de cadeiras de rodas do CER III Santo Amaro beneficia 135 pacientes

Acabar com a fila de espera de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM) em dezoito meses é um dos principais objetivos dessa ação. As avaliações das cadeiras adaptadas aconteceram no Centro Especializado em Reabilitação III Santo Amaro nos dias 20, 21 e 27 de julho

Texto/foto Marie Serafim

Geisel participa da avaliação sob o olhar atento e orgulhoso do seu pai.

O Centro Especializado em Reabilitação (CER) III Santo Amaro, é um dos polos do município que realiza mutirões para reavaliação de usuários que aguardam na fila de espera do Sistema SIGA de OPM (órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção). Nos dias 20, 21 e 27 de julho, a unidade organizou um mutirão de avaliação de adequação postural em cadeiras de rodas de 135 pacientes – cuja entrega está prevista para acontecer em outubro –, para oferecer mais conforto, eficiência e segurança aos cadeirantes.

Quem aplaude a iniciativa é Benedito Dantas, pai de Gesiel Pereira Dantas, 16 anos, um dos beneficiados pelo programa: “Para nós isso é motivo de alegria, pois é algo que ele precisa, e para conseguir uma cadeira é muito difícil”.

Rosana Andrade dos Santos, mãe de Gabriel Andrade dos Santos, de 12 anos, também comemora. “A cadeira adaptada vai dar estabilidade, locomoção, conforto, qualidade de vida e uma nova segurança para meu filho, além de ajudá-lo em seu processo de recuperação”, comemora ela.

Fila de Espera

Para se ter uma ideia da importância dos mutirões de OPM, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um dos maiores problemas enfrentados pelas pessoas com limitações de locomoção no país é a fila de espera: “cerca de dois milhões de brasileiros necessitam de uma cadeira de rodas para se locomover, mas apenas 10% conseguem ter acesso ao equipamento na saúde pública”.

O mutirão faz parte de um acordo validado em 30 de junho de 2017 entre o Ministério Público e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com o propósito de acabar com a fila de espera de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM) em dezoito meses – atualmente 8.146 pacientes estão cadastrados na fila de espera do Sistema SIGA, sendo que mais de 3 mil deles ainda não foram encontrados. Os usuários são contatados e agendados pela Central de Regulação Alô Mãe.

É importante frisar dois pontos: primeiro que a fila é composta por usuários da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), bem como dos serviços de reabilitação do município; e segundo que o objetivo é atender integralmente em suas demandas os pacientes que, além da cadeira de rodas, necessitam de cadeira de banho ou de algum outro tipo de órtese.

Mutirões em outras unidades

Há outros dois Centros Especializados em Reabilitação (CER) que também realizam mutirões de avaliações para atender às demandas. São eles: o CER II Tucuruvi (CRS Norte) e o CER IV Giannotti (Sudeste).

Cada unidade ficou responsável por algumas regiões da cidade: o CER III Santo Amaro atende as regiões pertencentes às coordenadorias Sul e Oeste; o CER II Tucuruvi às regiões Norte, Centro e parte da Leste (bairros próximos da zona norte); e o CER IV Giannotti, à região Sudeste e o restante da Leste.

Há, ainda, em andamento um mutirão (que faz parte do mesmo acordo entre a SMS e o Ministério Público) envolvendo outros sete serviços de reabilitação, como o Núcleo Integrado de Reabilitação (NIR) e o CER, por exemplo, que fazem apenas órteses suropodálicas, andadores, bengalas, muletas, etc..