Cidade Ademar recebeu ações de conscientização ambiental

Profissionais da Saúde promoveram caminhada no entorno da represa Billings, palestras, revitalização de escola e plantio de árvores

Por Taynara Carmo

Na região de Cidade Ademar, o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), em parceria com outros profissionais de saúde do território, realizou atividades socioambientais nos dia 21 e 23 de junho, em celebração ao Mês do Meio Ambiente.

As Unidades Básicas de Saúde São Carlos e São Jorge realizaram ações intersetoriais na Escola Estadual Julia Della Casa Paula. Iniciado em abril, o projeto “Mudando a Cara do Julia” vem transformando os espaços da escola. A primeira ação contou com o empenho de voluntários para limpar o entorno da quadra, reconstruir um muro que estava quebrado, e proporcionar mais segurança para alunos e professores.

O Prefeito Regional de Cidade Ademar Júlio Carreiro, acompanhou a atividade: “Ter essas ações educativas e o envolvimento da comunidade é extremamente positivo. Acreditamos no poder da conscientização e em como ela pode mudar a cara de um lugar, como está acontecendo nessa região. Estamos muito felizes”.

O grupo de Judô da escola se apresentou para os presentes e os alunos que se destacaram ao longo das aulas mudaram de faixas e todos receberam um certificado.

Na ocasião, a Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS) Cidade Ademar ministrou uma palestra sobre o Aedes aegypti explicando como evitar a proliferação do mosquito causador de tantas doenças.

Uma enfermeira da UBS Integral Jardim Miriam II também realizou uma palestra sobre doenças oriundas de ambientes insalubres e qualidade de vida. O público da palestra foram alunos do Ensino Médio da escola, que interagiram expondo suas dúvidas aos representantes.

O Conselheiro Gestor da UBS Jardim São Jorge, Edson Jacinto, que mora na região há 40 anos, buscou a escola para tentar promover a ideia do Conselho Gestor de transformar o lugar. Com o apoio da Prefeitura para carpir o terreno, diversos animais sinantrópicos foram encontrados na ação de limpeza do local.

“A escola estava muito suja, com muitos ratos, então entramos com esse trabalho contando com o apoio que estamos recebendo da Prefeitura. Estamos caminhando muito bem, o pessoal está firme para mudar o local, e não vamos desistir. Vamos deixar esse lugar bonito”, garantiu Jacinto.

A exposição de animais sinantrópicos causou um grande alvoroço nos alunos da escola, que receberam explicações dos profissionais da SUVIS sobre cada animal e suas caraterísticas. As ações foram finalizadas por apresentações de rap dos alunos da escola, que se mostraram engajados em “mudar a cara do Julia”.

Caminhando pela represa Billings no Parque Doroteia

O PAVS Cidade Ademar realizou atividades juntamente com a AMA/UBS Parque Doroteia para encerrar as ações do Mês do Meio Ambiente. Um ato Ecumênico marcou a abertura do evento com um pastor da Igreja Batista do Parque Primavera e uma ministra da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus.

Após as cerimônias religiosas foi realizada uma caminhada com o grupo de idosos do Programa de Acompanhamento de Idosos (PAI) e profissionais presentes. Simbolizando um abraço à Mata Atlântica, o grupo caminhou pelas margens da Represa Billings.

Realizada pela Organização Social Santa Catarina, a ação contou com a participação da Secretaria Municipal da Saúde, com o apoio da Prefeitura Regional Cidade Ademar e da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SMVMA).

Com a proposta de levar aos presentes o entendimento a respeito da importância de cuidar dos espaços naturais da região, um plantio de árvores foi feito pelos idosos e pelo Prefeito Regional de Cidade Ademar, Júlio Carreiro, que compareceu a mais esta ação.

A gerente da UBS Parque Doroteia, Sâmia Aued, falou sobre a articulação da unidade para promover ações voltadas a conscientizar as pessoas: “Aqui é uma área de manancial, estamos no braço da represa Billings e está claro que a população ainda não está consciente em relação aos cuidados e à importância da represa. Agora estamos buscando dos membros da comunidade uma atitude mais proativa em relação ao meio ambiente, porque isso também é saúde e faz parte das nossas atribuições”.