Dança Circular Sagrada é celebrada na CRSN

Baile Circular promoveu o encontro das unidades que têm a atividade como parte das suas Práticas Integrativas

Por Aline Oliveira

O CECCO Trote, da Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRSN), realizou no dia 21/07 o 2º Baile Circular dos Focalizadores da Saúde Norte. O evento celebrou a Dança Circular Sagrada, iniciada em 2008 na unidade e espalhada pela região.

Estiveram presentes cerca de 150 participantes, entre eles profissionais de saúde do CECCO e de outras unidades que praticam a atividade, além de usuários das Unidades Básicas de Saúde. Representantes da zona leste e central também compareceram. Na ocasião foram comemorados também os nove anos de existência do CECCO Trote.

A Dança Circular Sagrada (veja box abaixo) é uma prática terapêutica que traz benefícios para a mente e para o corpo. Na CRSN ela faz parte das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS) desde 2001, mas só ganhou força a partir de 2005, quando foram iniciados os cursos de formação para profissionais das Unidades.

Janete Costa, responsável pelas Danças Circulares do CECCO, foi uma das participantes das capacitações e atualmente é coordenadora dos processos de formação. “O objetivo do Baile é confraternizar com as unidades da região, aqui temos participantes com transtornos mentais, donas de casa, homens, mulheres crianças, idosos, todos que querem dançar, o foco é incluir todo mundo”, explica.

Paciente da UBS Carandiru, Conceição Kanashira, participa da Dança Circular há cinco anos. “Eu adoro, acho excelente, sinto muita felicidade e fico sempre de bom humor quando venho”, garante.

Cerca de 300 profissionais já fizeram a capacitação; atualmente há 35 35 unidades com grupos de Danças Circulares, que continua se expandindo cada vez mais e proporcionando benefícios aos usuários.

Serviço

CECCO TROTE

Avenida Nadir Dias Figueiredo, s/n – Parque do Trote, Portaria 1.

A ancestralidade das danças sagradas circulares ou de roda

A dança circular sagrada quer ajudar o homem a entrar em contato com outros níveis de consciência e percepção, a acalmar a mente, a ampliar seu poder de concentração e a memória e a entrar em contato com a linguagem simbólica, que nos ensina a olhar além das aparências, para captar o verdadeiro valor das coisas. Movimento criado por Bernhard Wosien, coreógrafo alemão-polonês que nas décadas de 1950 e 1960 viajou pelo mundo recolhendo danças tradicionais e folclóricas de diferentes povos, ela chegou ao Brasil por volta de 1984. Existe em todas as tribos e em todas as épocas, fazendo parte dos rituais humanos de celebrar os seus ritos de passagem, como nascimento, casamento e morte, entre outros.