Coordenadora Regional de Saúde do Centro visita Ocupações

Rosana Ferro acompanhou o trabalho da equipe de ESF que assiste cerca de 300 famílias ocupantes de dois prédios na área de abrangência da UBS República

 Rosana Ferro visita ocupações na região da Praça da Bandeira para acompanhar o trabalho de apoio às famílias feito pela equipe de ESF

Por Nilson Hernandes

A Coordenadora Regional de Saúde do Centro, Rosana Ferro, e seus assessores técnicos visitaram e acompanharam durante a tarde da última quinta-feira, dia 16, o trabalho executado por uma das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) da Unidade Básica de Saúde (UBS) República, que assiste cerca de 300 famílias nas Ocupações Cambridge e Nove de Julho, ambas localizadas na região da Praça da Bandeira.

Lá, Rosana Ferro foi recebida por representantes da coordenação dos movimentos de moradia que administram esses locais. A Coordenadora Regional de Saúde do Centro pôde ver de perto como vivem as famílias de ocupantes e a importância do acompanhamento da equipe de ESF em suas vidas.

O grupo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da UBS República – composto por assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional, ginecologista e psiquiatra de maneira integrada com as equipes de ESF - também foi acionado para acompanhar o trabalho na Ocupação Cambridge.

“O centro de São Paulo possui desafios que necessitam ser enfrentados nas suas diferentes dimensões”, diz Rosana. Ela destaca a diversidade existente nos arredores centrais: “Costumo dizer que o centro é um miniBrasil, com toda sua beleza e peculiaridade. Há enorme diversidade. Convivem na região ativistas LGBT, artistas, jovens, imigrantes, pessoas em situação de rua, usuários de drogas, moradores das ocupações. Esse conjunto social traz desafios cujas soluções precisam ser produto de diálogo entre todos estes atores".

Investimento em diálogo


O diálogo com os que habitam o centro da maior cidade da América do Sul é a tônica da gestão da Rosana Ferro à frente da Coordenadoria Regional de Saúde do Centro (CRS-Centro). “Meu principal objetivo é conhecer mais de perto como vivem as pessoas no centro, construir um projeto conjunto com todos os setores da sociedade, público e privado, trabalhando em prol de um mesmo objetivo: melhorar a vida das pessoas”, esclarece.

Na ocupação Cambridge, Rosana conheceu o local destinado ao trabalho da equipe de ESF da UBS República e soube mais sobre a história do local que inspirou um documentário intitulado Hotel Cambridge. Invasão/Ocupação.

“Essa visita à ocupação representa uma das diretrizes da minha gestão à frente da Coordenadoria Regional de Saúde Centro, que tem sido pautada por ações incentivadoras da aproximação com os mais diferentes segmentos populacionais habitantes deste território, no exercício da equidade, talvez o princípio mais importante do Sistema Único de Saúde”, finaliza Rosana.