CAPS Adulto III de Parelheiros realiza atividade extramuros no Zoológico de São Paulo

Ações como essa promovem a autonomia e a reinserção social através da cultura e do lazer

 Por Tatiana Ferreira


Usuários, seus familiares e profissionais do CAPS Adulto III Parelheiros visitam o zoológico de São Paulo

Com a proposta de ampliação dos espaços de vivência e acesso à cultura e ao lazer, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Adulto III Parelheiros promoveu, na segunda-feira, dia 13 de fevereiro, um passeio ao Zoológico de São Paulo com os usuários da unidade. Segundo a gerente da instituição de saúde, Luciana Pereira Augusto, 42 pessoas participaram da atividade - 35 usuários e familiares mais sete profissionais.


Localizado na Saúde, bairro da zona sul de São Paulo, o espaço visitado tem cerca de 900 mil m² habitados por nativos da mata, anfíbios, aves, invertebrados, répteis, mamíferos e até mesmo espécies ameaçadas de extinção.

O passeio foi mais uma estratégia elaborada pela equipe do CAPS para incentivar o desenvolvimento da autonomia de seus usuários. Além disso, promove a interação e reinserção social na medida em que é uma atividade extramuros recreativa, que permite a conscientização sobre as diversas formas de vida existentes e garante bem-estar a todos os envolvidos.

Passeio para todas as idades


Muitos visitaram o local pela primeira vez e adoraram a experiência

Para Neusa Tavares da Silva foi um passeio inesquecível e, por isso, ela fez questão de mostrar sua gratidão aos integrantes da equipe que organizaram a atividade. “Primeiro de tudo, quero agradecer a equipe, estou com 62 anos e nunca tinha vindo ao zoológico. É a primeira vez, amei, espero que tenha outras (atividades) destas. Foi um dia maravilhoso”.

Lucas Rocha dos Santos, que tem 16 anos, também teve sua primeira experiência no local e revelou uma vontade. “Gostei muito porque esse passeio é minha primeira vez no Zoológico. Gostei tanto que quero voltar de novo”.

Damiana Lins Alves, 47 anos, detalhou o que mais gostou. “Também é minha primeira vez no zoológico e gostei de ver o elefante, a girafa, as araras, gostei muito”.

O CAPS

O CAPS Adulto III Parelheiros é referência para portadores de transtornos mentais graves e persistentes. Trata-se de um serviço especializado, que realiza atendimentos individuais - medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros - até atendimentos em grupo ou oficinas terapêuticas e visitas domiciliares.

A unidade é um serviço municipal parceiro da Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus - responsável pela contratação e gerenciamento do serviço. Funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, e faz acolhimento 24h.