UBS Parque Araribá desenvolve projeto focado em Cuidados Integrativos

Terapias complementares são utilizadas no tratamento de pacientes com transtornos mentais

Pacientes cuidam de plantas em jardim na UBS Parque Araribá

 

Por Marie Serafim

Com o intuito de auxiliar com terapia complementar os pacientes que tenham transtornos mentais, a UBS Parque Araribá, no Campo Limpo, realizou no dia 2 de fevereiro uma atividade terapêutica focada no remanejamento de mudas medicinais da própria horta da UBS. Os particpantes foram incentivados a participar e a cuidar do espaço público onde vivem.

A ação foi organizada previamente com o grupo “Cuidados Integrativos” que ajudou na escolha da data e na preparação dos materiais necessários para a oficina, tais como caixa de leite e terra. E, no dia, eles puderam fazer a manutenção dos canteiros existentes, remanejo das mudas, plantio de capim santo e no final cada participante pôde escolher sua muda e levá-la para casa. O restante das mudas foi distribuído entre moradores da comunidade.

A atividade contou com a presença do psiquiatra da unidade, Raphael Piovansan Porto Siqueira; da terapeuta ocupacional, Gislaine Alves Cruz; e da Agente de Promoção Ambiental, Ivanilda Maria Mota da Silva.

Os encontros do grupo acontecem todas as quintas-feiras e sempre contam com atividades novas. Os primeiros resultados já estão aparecendo, já que é possível observar melhora na relação interpessoal dos participantes.

O que são Cuidados Integrativos?

Cuidados Integrativos abrangem a integração de várias formas de tratamentos – convencionais ou não - , e leva em consideração uma forma de cuidado mais global e focada na integralidade do ser. Meditação, Reiki, ioga, relaxamento e dietas naturais são algumas das práticas integrativas em saúde existentes