AMA Jardim Pirajussara realiza projeto para pacientes da pediatria

Dois consultórios ganharam decoração infantil. Sala de observação da pediatria agora tem TV com desenhos e cantinho de leitura

Profissionais na sala de pediatria.À esquerda, uma parede pintada com desenhos para crianças

 

Por Taynara Carmo


Com foco na melhoria do atendimento oferecido ao paciente pediátrico, a AMA Jardim Pirajussara, localizada no Campo Limpo (zona Sul), implantou o “Projeto Humaniza” para, através de recursos lúdicos, tornar o ambiente de saúde mais acolhedor e humanizado para este público.

O projeto foi idealizado e concretizado pela assistente social Cristiane Pereira Garcia, com o apoio da coordenadora da unidade, Jimena Barriviera, e da assistente administrativa, Simone Fusco. Outros profissionais e o Conselho Gestor colaboraram com a iniciativa.

Para adequar a unidade, foi feita a instalação de um “cantinho de leitura” e de uma TV para projeções de filmes e desenhos (sem som) na sala de Observação Infantil. Além disso, dois consultórios utilizados pelos pediatras receberam pintura e adesivos infantis que fazem referência à selva e ao fundo do mar.

“Na Observação Infantil temos crianças que permanecem até 12 horas e antes não tinha nada aqui para distraí-las. Por isso, começamos a pensar em formas de entretenimento, como os livros, para ficar lá”, contou Cristiane, que faz questão de destacar que a comunidade reconhece e apoia o projeto e que conceitos como cidadania e coletividade passam a ser reforçados. “Todos os livros que colocamos à disposição foram devolvidos. Ninguém levou nenhum embora”.

Carinho que ajuda a curar

O “Projeto Humaniza” vem alcançando o objetivo de oferecer acolhimento e distração ao público infantil e ainda ajuda o trabalho dos médicos. A pediatra Gizele Zeitune falou sobre como as mudanças ajudaram em seu trabalho. “Facilita no atendimento, as crianças ficam mais calmas com os desenhos e se distraem. Quando elas estão com medo ou chorando, a gente aponta um desenho na parede e elas ficam encantadas”.

A pediatra Deise Moreira destacou a importância das cores e o auxílio durante o atendimento. “Os desenhos deixam mais colorido, fica outro tipo de ambiente, nem parece hospital”, comentou.

Criança, acompanhada da mãe, está sentada na maca e é atendida pela pediatra
A pediatra Deise mostra desenhos para Thayná para examiná-la com mais tranquilidade

 

Érica Miranda, mãe da pequena Thayná Lourdes, de dois anos, concorda e elogia a implantação do projeto. “Eu achei agradável porque ela se distrai e esquece um pouco da dor. Ela já entra pensando na agulha, mas na hora que vê os desenhos fica mais tranquila”.


A doméstica Viviane Santos, mãe de Letícia, de quatro anos, falou como o projeto auxiliou na permanência da filha na unidade: “Antes não tinha nada, agora ela pode ficar vendo televisão. É uma distração e ela não fica concentrada no que está sentindo”.

Mãe e filha na sala de pediatria mostram livros infantis
Viviane Santos acompanha a leitura da filha Letícia

 

Letícia, que se recuperava de uma virose, teve ainda a ajuda dos livros para se distrair. Viviane mora na região há 20 anos e sempre frequenta a unidade e não poupou elogios ao local. “Nunca reclamei daqui, sempre fomos bem atendidas”.

Ação intersetorial

As pinturas realizadas apresentam animais da floresta como macaco e leão. Os adesivos fazem referência ao mar, com peixes e o fundo azul. As tintas foram doadas por um integrante do Conselho Gestor. A televisão e o DVD foram doados por outra UBS que já não os usavam mais. Cristiane e Jimena colaboraram com os DVDs que são exibidos para a distração das crianças. Outras colaboradoras ajudaram na doação de adesivos.

A ação foi aprovada em 25 de agosto do ano passado pela Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sul e implantada entre novembro e dezembro. As profissionais da unidade levaram apenas duas semanas para finalizar os desenhos, mostrando o quanto a AMA estava engajada em realizar a ação.

AMA Jardim Pirajussara

A unidade existe desde abril de 2008 e atua como uma unidade de pronto atendimento de baixa e média complexidade.

A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein é responsável pela contratação e gerenciamento do RH da unidade, que segue diretriz estabelecida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A AMA está localizada na avenida Amadeu da Silva Samelo, 423, no bairro Jardim Martinica e funciona de segunda a sábado, das 7h às 19h.