Coordenadoria Norte realiza primeiras reuniões de Avaliação Epidemiológica do Território

O objetivo dos encontros é identificar e traçar estratégias para resolver problemas, a fim de melhorar o serviço de saúde prestado à população

 

Foto e texto: Isabella Jarrusso

A Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRSN) realiza reuniões com a presença de assessores técnicos e profissionais da área de saúde para uma série de discussões sobre os 6 distritos de saúde da região com o objetivo de expor problemas e traçar metas a serem alcançadas para solucioná-los, a fim de melhorar o serviço de saúde prestado à população do território. A cada encontro, um distrito de saúde específico é o foco do debate.

Durante a primeira reunião, realizada no dia 01/02, o Distrito de Saúde Vila Maria/Vila Guilherme foi o centro da discussão. Foram apresentados indicadores sobre diversos temas, como por exemplo: saúde da mulher e da criança, doenças crônicas, hepatites virais, câncer de mama e colo de útero, dengue, mortalidade infantil e doenças sexualmente transmissíveis.

Para a Dra. Nelza Akemi Shimidzu, diretora clínica da OSS/SPDM – Microrregião Vila Maria/Vila Guilherme, o encontro é um meio interessante de obter soluções em conjunto. “Espero que na próxima reunião tenhamos a oportunidade de mostrar mais do que estamos realizando com os nossos programas e trazer novas propostas”, disse.

No dia 03/02, foi a vez do Distrito de Perus ser o foco da reunião, que contou com a presença de profissionais da região e da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

O Coordenador da Norte, Dr. José Mauro Del Roio Correa, enfatiza que o mais importante nessa iniciativa é a troca de experiência entre todos os profissionais participantes do encontro e a identificação minuciosa dos problemas apontados nos indicadores – pois, desse modo, serão solucionados de maneira eficaz. “Além de traçar as metas, devemos monitorar todas as ações propostas para, assim, oferecer um serviço de saúde mais qualificado para a zona norte”, afirmou Dr. Mauro.

Estratégias

Durante as reuniões, foram apresentadas estratégias para reduzir a mortalidade materna, dentre as quais estava o desenvolvimento de um trabalho social com adolescentes e o monitoramento da gestação. Temas como educação continuada e ampliação das ações de profilaxia e monitoramento também foram citados.

A Dra. Cristina Helena Rama, assessora técnica da região, explicou sobre o câncer de colo uterino e as estratégias para mais mulheres realizarem os exames e terem um diagnóstico precoce. “Desde 2009, a CRS Norte faz um controle diferenciado da coleta de Papanicolau utilizando um instrumento criado, na época, pela Dra. Magnólia Gripp Bastos, que quantifica o total de coletas. Foram realizados os exames em mulheres na faixa etária de maior risco que é de 25 a 65 anos”, esclareceu.

Futuras propostas

Como parte do trabalho da Avaliação Epidemiológica do Território, Dr. Mauro solicita que os parceiros e distritos de saúde retornem em 60 dias com um relatório do que está em planejamento e o que foi realizado em resposta às apresentações das assessorias da Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRSN). “É dessa forma que vamos construindo a saúde do território, com a prevenção e promoção à saúde”, declarou Dr. Mauro.