Hospital e Maternidade Cachoeirinha promove campanha de conscientização contra o uso de celular nas enfermarias

Segundo pesquisas, 94,5% dos celulares são contaminados por vários tipos de micro-organismos, alguns deles relacionados às infecções hospitalares

Com o objetivo de evitar infecções hospitalares e proteger os recém-nascidos do Hospital Municipal e Maternidade Escola Doutor Mário de Moraes Altenfelder Silva (Hospital Cachoeirinha), a equipe do Serviço de Infecção Hospitalar iniciou, no mês de fevereiro, uma campanha de conscientização para que os pacientes, acompanhantes dos bebês e funcionários não utilizem os celulares na Unidade Neonatal. É a primeira vez que o hospital realiza essa ação.

Segundo dados de pesquisas científicas sobre a associação do uso de celulares e infecção relacionada à assistência à saúde (IRAS), 94,5% dos celulares são contaminados por vários tipos de micro-organismos, alguns deles relacionados às infecções hospitalares.

A campanha consiste na entrega de folders informativos que abordam o tema. Serão realizadas também, pequenas palestras nas enfermarias da Unidade Neonatal para alertar sobre os riscos que um aparelho de celular pode trazer aos pacientes.

Treinamento

O treinamento é ministrado pela enfermeira responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da maternidade, Maria Lucimar Fernandes de Souza, com o apoio da enfermeira assistencial da Unidade Neonatal, Maria Teresa de Melo Mendes.

As profissionais estimam que no prazo de, aproximadamente, um mês há possibilidade de treinar todos os funcionários e, de acordo com a adesão e o resultado da ação, ela poderá ser estendida por todo o ano. Nos primeiros dez dias de campanha, todos os plantões, abrangendo a enfermagem, médicos, residentes, equipe multiprofissional e familiares foram capacitados.