Coral alegra a vida dos frequentadores do CECCO Vila Maria

Grupo é composto por pessoas de todas as idades que se interessam em exercitar a voz e o corpo

Texto Aline Oliveira
Foto: Matheus Fernando Souza de Jesuz

Há quatro anos, no CECCO Vila Maria - Parque do Trote da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Norte acontece os encontros do Coral do CECCO. Em 2016, o Maestro Roberto Mendes Barbosa assumiu o comando do grupo e o Coral deixou de ser apenas um exercício vocal para ser uma ‘parceria’ entre a saúde e a arte.

A fonoaudióloga Elaine Herrero prepara os participantes fazendo exercícios vocais e corporais para aquecer as vozes e a assistente social Renilda Maria do Patrocínio Narciso, auxilia em todas as atividades. “Primeiro afinamos o nosso instrumento interno e depois o externo”, afirmou a fonoaudióloga. Após a preparação do corpo, é a vez do Maestro Roberto tomar conta do grupo e começar os ensaios.

Muitos funcionários do local também participam, cantando e tocando, inclusive o psicólogo da unidade, Marcel de Lima Marigo, que é um dos principais percussionistas do grupo.

No último encontro realizado estavam entre os membros Aparecida e Wilson Bertezini, casados há mais de 50 anos e participantes do coral desde 2014. O grupo é uma diversão para Bertezini.

Já para a dona Aparecida, trata-se de um auxílio a mais que contribuí para a movimentação do seu corpo e atividade da mente. Ela descobriu recentemente que está com Mal de Alzheimer. “Se eu ficar em casa, sem fazer nada, vou ficar mais doente, por isso gosto de vir ao Coral”, disse Aparecida.

O Coral acontece todas as sextas-feiras, das 14h às 15h30 e para participar basta se dirigir ao local e entrar na roda.

Serviço:
CECCO Parque do Trote: Av. Nadir Dias de Figueiredo - Vila Maria Baixa, S/N
Funcionamento: 05h30 às 20h