Capela do Socorro e Parelheiros realizam mutirão de castração neste mês

Além de serem esterilizados gratuitamente pela Prefeitura, os animais recebem um microchip e o registro geral de identificação do animal

Donos comparecerem com seus cães à Escola Estadual Professora Ester Garcia

 

Por Taynara Carmo


Dando continuidade aos mutirões de castração de cães e gatos oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, neste mês de fevereiro serão organizados 11 mutirões em toda a cidade, sendo que dois deles irão acontecer na zona Sul: um em Capela do Socorro e outro em Parelheiros.

São muitos os benefícios da castração, como tranquilidade ao animal, redução dos riscos de contrair doenças e anulação dos cios – para as fêmeas –, aumentando a qualidade de vida do animal. Além disso, os animais castrados recebem um microchip e o Registro Geral do Animal (RGA), facilitando sua identificação caso se perca do dono.

Saiba como participar

Antes da esterilização, o dono precisa obrigatoriamente cadastrar o animal, já que as ações ocorrem em datas distintas.

Na zona Sul, as inscrições para os interessados nos mutirões de fevereiro já ocorreram. Em Capela do Socorro o cadastro aconteceu no dia 4 deste mês na Escola Estadual Professora Ester Garcia, no distrito de Grajaú. Em Parelheiros, foi no dia 7, no período da manhã, na E.E. David Zeiger.

Já as castrações ocorrerão nas seguintes datas: nos dias 11 e 12 deste mês em Capela do Socorro por meio da parceria com a ONG Clube da Cidadania. Já a região de Parelheiros fará seu mutirão no dia 12, em parceria com a ONG Acona. Os mutirões ocorrem sempre nos mesmos lugares onde foram feitas as inscrições.

Vale lembrar que durante todo o ano, a Prefeitura de São Paulo oferece a esterilização gratuita de cães e gatos com idades de três meses a oito anos. O procedimento é feito por clínicas veterinárias e ONGs contratadas por meio do “Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos”.