UBS Vila Constância recebe BiblioSesc para incentivar hábito de leitura em moradores da Cidade Ademar

Projeto também leva a arte, em suas mais diversas formas, para diferentes lugares

 

Por Taynara Carmo

A UBS Vila Constância, em Cidade Ademar, recebeu nesta quarta-feira (1º) o trailer BiblioSesc: uma biblioteca volante que oferece gratuitamente o empréstimo de livros para munícipes e colaboradores da região com o intuito de proporcionar um inovador ambiente de acesso à leitura. O trailer estará na unidade a cada 15 dias, das 10h da manhã às 15h30 da tarde.

Para pegar livros emprestados o munícipe deve apresentar o comprovante de residência e o documento de identidade, o colaborador de saúde precisa mostrar seu crachá. Os empréstimos poderão durar 15 dias, com a possibilidade de renovação para mais um período quinzenal.

Tatiana Montório, educadora no setor de Responsabilidade Socioambiental da Organização Social (OS) Associação Congregação de Santa Catarina, conta como foi escolhido o destino do Bibliosesc: “A Cidade Ademar não tem uma biblioteca pública, a região faz parte de uma das prefeituras regionais onde as pessoas menos leem em São Paulo. Existem alguns pontos de leitura e de cultura, mas a ideia é ter uma nova opção. O objetivo é incentivar a população a ler”.

Cultura e arte em diversas formas e lugares

A BiblioSesc já passou por outras UBSs da Cidade Ademar, dentre elas estão: UBS Jardim Miriam 2, UBS Vila Guacuri, UBS São Jorge e UBS Vila Império I. Agora, pela primeira vez, a biblioteca móvel chega à UBS Vila Constância.

A unidade realizará atividades compartilhadas sempre que a biblioteca itinerante estiver lá – oficinas, mediação de leitura, ações ligadas aos grupos culturais atuantes na Cidade Ademar e atrações do Sesc, como teatros, narração de histórias e intervenções artísticas, serão oferecidas à população.

Entusiasmo e adesão

O gerente da UBS, Paulo Serapicos, aceitou a proposta instantaneamente. “Quando veio a proposta, nós abraçamos imediatamente. Estaremos à disposição de tudo o que vier de bom para a população, que adere mesmo a esses incentivos”, afirmou.

A Educadora física de lian gong (ginástica oriental), do Grupo de Integração e Saúde Cidade Ademar – GISCA, Silvana Vieira, já instiga seus alunos a lerem e, agora, ganhou mais uma aliada nesse sentido: “Estou feliz. Agora com a vinda da BiblioSesc iremos incentivar ainda mais a leitura. Para os meus alunos da melhor idade, eu digo que ler é uma arma contra o Alzheimer, contra o esquecimento. Para nós, é maravilhoso”, comemorou.

A biblioteca móvel gerou interesse e foi aderida pela população de todos os lugares por onde passou. O número de livros não devolvidos é baixo, revelando o comprometimento das pessoas com o projeto.