Secretária-adjunta da SMS visita Coordenadoria Sul

Maria da Gloria Zenha Wieliczka detalha ações da gestão, entre elas, comprometimento com inovação e eficiência

 

Por Tatiana Ferreira

Para dar continuidade ao plano de visitar e conhecer as sedes das Coordenadorias Regionais de Saúde, a Secretária-adjunta da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Maria da Gloria Zenha Wieliczka esteve nesta quinta-feira (26), pela manhã, no prédio da Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul).

Por já conhecer e ter trabalhado durante muitos anos no território, a intenção da visita à região foi se apresentar oficialmente à equipe do Gabinete da CRS Sul, além de se reunir com os Prefeitos Regionais, supervisores regionais de saúde, representantes dos parceiros e das Organizações Sociais e Conselheiros Gestores. Marco Antonio Carvalho de Lima, coordenador de saúde da região sul, também esteve presente durante toda a reunião.

Na ocasião, Maria Angélica Crevelim, foi apresentada como o contato da região Sul junto à Secretaria Municipal da Saúde.

Novos caminhos


Ao longo de sua fala, a Secretária-adjunta lembrou que uma prioridade da gestão é fazer funcionar bem aquilo que já existe, criando soluções inovadoras para sanar limitações e dificuldades que a rede possui.

Uma das ações, por exemplo, é educar e disseminar junto à população o que cada serviço pode fazer e quais as características de cada unidade, para que cada vez mais o usuário conheça a rede pública que a cidade oferece, usufruindo dos serviços com mais propriedade.

Outro ponto que será trabalhado é investir mais nas questões de promoção e prevenção de saúde e nas parcerias com outras secretarias e com as Prefeituras Regionais, que serão de vital importância.

A secretária-adjunta reforçou que a atual gestão municipal irá trabalhar com o apoio das redes do Estado, além de valorizar a parceria com as Organizações Sociais de Saúde (OSS) que atuam na Capital.

Dúvidas

Os presentes puderam falar e fazer questionamentos. Antonio da Silva Bastos Neto, diretor geral do Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch - M’boi Mirim -, lembrou que a região sul sofre uma pressão grande por conta da falta de leitos hospitalares na região e que o problema tem sido enfrentado por eles por meio da aposta em ações que prezem pela eficiência.

A conselheira Maria José Mendes (Zezé), do Campo Limpo, lembrou a importância do conselho gestor e fez questionamentos sobre o andamento do programa Corujão da Saúde. Dra. Gloria fez questão de frisar aos representantes do controle social que sugestões são sempre bem-vindas e receberão atenção na SMS.

Por sua vez, José Geraldo Araújo, conselheiro de M’boi Mirim, ponderou sobre a falta de medicamentos e ouviu da secretária adjunta que este é um ponto crucial e que a gestão está trabalhando para sanar o problema.