CAPS Adulto de Capela do Socorro promove fórum para abordar internações psiquiátricas

Fórum de Direitos e Deveres em Saúde Mental acontece toda última sexta-feira de cada mês e é aberto a todos os interessados

 Por Taynara Carmo

O CAPS Adulto de Capela do Socorro promove nesta sexta-feira (27), a partir das 16h, o 3º Fórum de Direitos e Deveres da Saúde Mental. Nesta edição, o Fórum pretende dar espaço e ouvir relatos de pacientes com histórico de internações em instituições asilares.

O objetivo do encontro é refletir e propor estratégias de produção de cuidado em liberdade e humanização no cotidiano, evitando a repetição de situações de violência e a desumanização ocorridas em todo o mundo no passado. Um exemplo grave de tal desrespeito é o chamado “Holocausto Brasileiro”, ocorrido nos Hospitais Psiquiátricos de todo o Brasil e, em especial, no Hospital Colônia de Barbacena (Minas Gerais), onde morreram cerca de 60 mil pessoas, segundo descrições contidas no livro “Holocausto Brasileiro” escrito pela jornalista Daniela Arbex.

O dia 27 de janeiro é simbólico para debater o tema, pois trata-se do Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto, que matou milhares de judeus e outras vítimas em terras europeias por conta da perseguição nazista.

O Fórum

O Fórum de Direitos e Deveres em Saúde Mental nasceu do desejo de tecer e fortalecer a Rede de Saúde Mental e debater, em conjunto com diversos atores do território, sobre os caminhos do direito à saúde tanto em Capela do Socorro como no município.

Ele acontece no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Adulto de Capela do Socorro, toda última sexta-feira de cada mês, a partir das 16h, e é aberto a todos os interessados.

Serviço:


3º Fórum de Direitos e Deveres da Saúde Mental
Tema: Relatos de Internações Psiquiátricas
Local: CAPS Adulto II Capela do Socorro
Endereço: Rua Maria Aparecida Anacleto, 448 – Cidade Dutra
Horário: a partir das 16h.