Parelheiros promove sessão de arteterapia com servidores readaptados

Objetivo foi propiciar bem-estar e qualidade de vida aos servidores

Servidores e representantes da Supervisão Técnica de Saúde em torno de uma mesa com doces e salgados 

 

Por Tatiana Ferreira


Na terça-feira (24), a Supervisão Técnica de Saúde (STS) do distrito de Parelheiros promoveu pela manhã, das 9h30 às 12h30, a 2ª Oficina de Servidores Readaptados.

Participaram dez servidores e, como representantes da supervisão, participaram os integrantes do setor de Recursos Humanos, Sueli Aparecida Rasquinho da Silva e Sonivaldo Roberto Nunes, além dos estagiários Carla Roschel Lázaro e Diego de Sousa Coelho.

A oficina

Na oficina foi aplicada uma sessão de arteterapia onde foram utilizadas tintas guache de cores variadas, papel cartão preto como base, pincéis e outros materiais.

Sueli explicou que foi apresentado aos presentes variadas formas de se expressar em arte e que o grupo conversou sobre o cotidiano doméstico. “Neste caso utilizamos imagens como referência, após um primeiro contato com o material disposto. Nossa referência principal foi a obra 'O Grito', de Edvard Munch”.

A obra de arte expressionista do pintor norueguês Edvard Munch expõe uma figura em momento de profunda angústia e desespero existencial e faz paralelo ao momento que alguns servidores readaptados podem estar vivendo.

O que é arteterapia?

A arteterapia é baseada em princípios da arte e da psicologia e utiliza recursos artísticos/visuais como elementos terapêuticos.

Durante uma sessão de arteterapia, a pessoa é incentivada a explorar aspectos do seu consciente ou inconsciente por meio da expressão artística, como pintura, desenho, poesia, entre outros, sempre com o objetivo de encontrar alívio para sua angústia emocional. É uma forma de usar a arte a favor da saúde daquele indivíduo.

Readaptação funcional e restrição de função

Readaptação funcional é a atribuição de atividades compatíveis com a capacidade física ou psíquica do funcionário e dependerá sempre de exame médico pericial realizado pelo Departamento de Saúde do Servidor (DESS).

Todas as questões referentes aos servidores readaptados constam em leis e decretos que datam de 1979.