Grupo de pacientes das UBSs Novo Jardim e Novo Caminho visita o Jardim Botânico de São Paulo

Objetivo do passeio foi incentivar a adoção de práticas mais saudáveis por esses pacientes e, assim, garantir bem-estar físico e mental

 Por Taynara Carmo e Tatiana Ferreira

As Unidades Básicas de Saúde Novo Jardim e Novo Caminho, de M’boi Mirim, na zona sul, fizeram uma visita ao Jardim Botânico de São Paulo, no dia 20 deste mês (sexta-feira). O passeio contou com a presença de pacientes integrantes de grupos formados dentro dessas unidades para promover o cuidado com a saúde, como o de Hábitos Saudáveis e o de Pilates.

A ideia de realizar a visita ao Jardim Botânico já estava sendo amadurecida desde o final do ano passado pela nutricionista Liliane Amaya e pela fisioterapeuta Francielli Prato que integram a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) compartilhado por ambas as unidades.

“O objetivo do passeio foi incentivar a ampliação cultural, o contato com a natureza, a prática de atividade física através do Pilates ao ar livre e proporcionar educação nutricional através do piquenique comunitário, conscientizando os envolvidos da importância de manter a qualidade de vida e do lazer para uma boa saúde física e mental”, contou Francielli.

A visita


O passeio foi concretizado graças ao apoio da Associação Cultural Recreativa Esportiva Bloco do Beco - que ajudou inclusive com a disponibilização do transporte - e aos voluntários e comerciantes da região que doaram os alimentos para o piquenique, fortalecendo ainda mais as parcerias locais com as unidades.

Apesar do mau tempo no dia da visita, o grupo não desanimou e realizou as atividades planejadas. Thais Miranda, terapeuta ocupacional, ensinou dança circular ao grupo e, logo após, todos puderam participar do piquenique.



Uma caminhada foi realizada. A maioria dos pacientes não conhecia o local. O encantamento com a natureza e conservação do Jardim Botânico foi unânime.
O pedreiro Juraci Messias foi um deles. Ele aproveitou o passeio e ficou emocionado com a abundância da flora local, que o fez lembrar sua cidade natal, Senador Firmino (Minas Gerais). “Encheu meus olhos tudo isso”, contou. Messias é paciente da UBS Novo Caminho e assíduo nas atividades do Bloco do Beco. Ficou satisfeito com as ações do dia: “Gostei muito das atividades, já aprendi os passos que a Thais passou, foi muito bom”.

Integração entre Saúde e Cultura

A ação no Jardim Botânico é fruto de uma parceria entre os Agentes Comunitários de Cultura do Bloco do Beco e os Agentes Comunitários de Saúde do Programa Estratégia Saúde da Família de M’boi Mirim.
Inédita no município, a união entre Saúde e Cultura possibilita que os agentes de cultura aproveitem a aceitação dos agentes de saúde na comunidade para também se inserirem nestes ambientes. Por exemplo, a partir das visitas feitas em conjunto com a saúde, os atuantes na área da cultura mapeiam e passam a conhecer os moradores de um determinado território. Depois, voltam a estas casas para dialogar com as pessoas, a fim de conhecer quais são seus interesses - o que gostam, o que querem e quais seus hábitos de cultura e lazer.

O programa Agente Comunitário de Cultura é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura, foi iniciado em setembro de 2014.