Cata-Bagulho Integrado à Saúde recolhe 21 toneladas de inservíveis no Jardim Castro Alves

Operação integra ações de combate à Leptospirose, ao Aedes aegypti e ao Culex; materiais descartados inadequadamente podem levar à proliferação dos mosquitos

 

Por Tatiana Ferreira

As ações adotadas pela Secretaria Municipal da Saúde para o combate ao Aedes aegypti, ao Culex (pernilongo) e à Leptospirose estão sendo intensificadas. Neste último sábado (21), a região próxima à UBS Jardim Castro Alves, no Grajaú, zona sul, recebeu um mutirão de Cata-Bagulho, que percorreu oito ruas do bairro homônimo à unidade. Foram elas: João Paulo Barreto, Dirce de Oliveira Santana, Ademar de Campos, Chão de Estrelas, Fernando Nobre, Mazine Rubano, Francisco Sanches Dias e Professor Alfredo Athie.

O objetivo do trabalho foi impedir que materiais inservíveis como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal, fossem depositados em vias públicas, córregos e terrenos baldios.

O descarte irregular prejudica a conservação do espaço público e é considerado crime ambiental - sujeito à multa em caso de flagrante. Além disso, esses materiais podem acumular água parada o que significa favorecer a proliferação de larvas dos mosquitos Aedes aegypti, Culex e a infecção por bactérias que causam a Leptospirose.

Cerca de 21 toneladas destes materiais foram recolhidas na ação que envolveu 17 pessoas, entre profissionais da equipe 1 da UBS e do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS).

Menos lixo = menos doenças e mais saúde

Além dos materiais recolhidos, as equipes de saúde aproveitam a ida às ruas para entregar à população folhetos e materiais educativos sobre como evitar a proliferação de mosquitos e outros animais que transmitem doenças, esclarecendo as dúvidas dos moradores.

Quem explica a importância deste trabalho é Jane Cleia da Silva Santos, gestora local do PAVS. “Além de retirar os materiais inservíveis das ruas, o intuito aqui é garantir a prevenção de doenças e gerar mais promoção de saúde”, contou Jane.
O Cata-Bagulho é gratuito, promovido pela Prefeitura de São Paulo e realizado em todas as Prefeituras Regionais da cidade.

Próximo mutirão

No próximo dia 28 de janeiro, as equipes 4 e 5 da UBS Jardim Castro Alves voltam a se reunir com a equipe da limpeza urbana para realizar outra Operação de Cata-Bagulho integrada à saúde no Jardim Castro Alves. O ponto de encontro das equipes para este segundo mutirão ocorrerá em frente à UBS, às 8h.

Serão percorridas as seguintes ruas: Sabino Romariz, Marco Antônio dos Santos, Olney Cazarre, Jônatas Serrano, Leonor Posada, Aurilia Ribeiro da Silva, Jose Carlos Heffner, Manuel Guilherme dos Reis, Peçanha Povoa, Maria Celestina Fraga e Aldemar Tavares.