UBS Novo Caminho promove ação educativa contra o Aedes aegypti

Unidade aproveita horário de maior fluxo de pessoas para conscientizá-las sobre os cuidados que devem ser tomados para combater o mosquito

 

Por Taynara Carmo

A UBS Novo Caminho, do Campo Limpo, é uma das unidades da zona sul que decidiu realizar semanalmente ações educativas para conscientizar a população sobre os cuidados necessários evitar a disseminação e proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika vírus e febre chikungunya. A iniciativa já vem mostrando resultado. Em 2015, foram notificados 49 casos da doença na unidade, já em 2016, apenas oito casos foram notificados.

Três vezes por semana, a Agente Comunitária de Saúde (ACS) Eliane Silva e a Agente de Promoção Ambiental (APA) Sandra Ribeiro aproveitam o horário de maior movimento na unidade – durante a coleta de exames - para informar as pessoas que aguardam na sala de espera sobre os cuidados que devem ser tomados em casa para combater o mosquito e evitar as doenças. “O nosso trabalho é importante porque a gente leva informação para os usuários, tiramos as dúvidas que eles têm”, disse Sandra.

Engajamento no combate ao mosquito


A população se mostra consciente e engajada no combate ao Aedes aegypti, conforme contou Eliane: “Como nós já atuamos há bastante tempo na região, os moradores nos escutam, abrem suas casas e tomam consciência da situação”.

Com esta iniciativa, a meta é zerar os casos de dengue na região: “A dengue é uma doença que apenas nós mesmos podemos combater, juntos”, afirmou Sandra.