Coordenador Regional de Saúde dá início às vistorias dos estabelecimentos da região Norte

A estratégia da SMS para os próximos 90 dias, segundo o Dr. José Mauro Del Roio Correa, é traçar um plano de atuação para identificar as unidades que mais necessitam de melhorias emergenciais

 Por Nilson Hernandes

O Pronto-Socorro Municipal Dr. Lauro Ribas Braga (Santana) e a AMA/UBS Lauzane Paulista, gerenciados pelo Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS), foram os primeiros estabelecimentos a serem vistoriados pelo Coordenador Regional de Saúde (CRS) Norte, Dr. José Mauro Del Roio Correa, que iniciou na manhã desta segunda-feira (16) uma série de visitas a todas as unidades de saúde da região. A intenção é traçar, nos próximos 90 dias, um plano de atuação para identificar aquelas que precisam receber melhorias emergenciais.

Pronto-socorro de Santana

No dia 28 de dezembro, o PS Santana começou a passar por uma completa restauração de toda a fachada externa, recuperação da pintura e do piso da sala de emergência e da rede de gases. A intervenção, realizada pelo IABAS, visa a melhorar a infraestrutura do prédio inaugurado há 60 anos, que dispõe de 33 leitos (adulto e infantil). Ao todo, a unidade responde, em média, por 13 mil atendimentos mensais.

Durante a vistoria, o Coordenador Regional de Saúde Norte fez questão de salientar que a atual gestão municipal trabalhará em sintonia com o Estado para melhorar a urgência e emergência, além de valorizar a parceria com as Organizações Sociais de Saúde (OSS) que atuam na Capital.

AMA/UBS Lauzane Paulista

À tarde, Correa vistoriou a AMA/UBS Lauzane Paulista, que desde setembro do ano passado está com uma ala destinada ao funcionamento do aparelho de Raio-X e de três consultórios médicos para realização de curativos interditada pela Defesa Civil, por conta do aparecimento de rachaduras e trincas nas paredes. Sobre esse tema, o coordenador assegurou que levará o caso imediatamente à Secretária-adjunta da SMS, Maria da Gloria Zenha Wieliczka.

Convidado para acompanhar a vistoria na unidade, o Conselheiro Gestor Sidnei Palmieri ouviu do Coordenador Regional de Saúde Norte que as portas de seu gabinete sempre estão abertas a todos os que atuam no controle social previsto no SUS, além de lembrá-lo que sempre estará disponível para receber dúvidas, críticas e sugestões.