UBS Jardim Magdalena realiza torneio de futebol para jovens do Campo Limpo

O projeto “Gol de Placa” promoveu saúde e conscientização cidadã através do esporte

 

Por Taynara Carmo

A UBS Jardim Magdalena, localizada no Capão Redondo, na zona sul da capital, promoveu na última semana o Projeto “Gol de Placa” destinado às crianças e aos adolescentes de 9 a 13 anos, que residem na área de abrangência da UBS. O torneiro aconteceu entre os dias 10 e 13, na quadra de lazer da EMEF Maria Rita Lopes Pontes – Escola Irmã Dulce. A ideia do projeto era criar uma ponte entre os jovens e a UBS, promovendo a educação em saúde e integração social.

No primeiro dia de projeto foi realizada uma palestra para informar sobre questões relacionadas à saúde e sanar dúvidas dos pais e das crianças. Exames cardiológicos e pulmonares foram realizados e informações básicas sobre drogas ilícitas foram passadas. Na ocasião, os jovens foram vacinados contra o HPV, garantindo a atualização dos cartões de vacina.

O projeto


O auxiliar de enfermagem Thiago Bessoni foi quem persistiu para a concretização do projeto “Gol de Placa” na unidade. O profissional recebeu o apoio de agentes de saúde, da escola Irmã Dulce que disponibilizou o material de esporte e a quadra, de comércios da região que ofereceram lanches aos participantes e de voluntários, como uma voluntária da UBS que ofereceu bolos e refrigerante aos participantes.

“A ideia é que em todas as férias escolares tenha esse torneiro para promover a interação com novas amizades àquelas crianças que não vão viajar, ou não têm um lazer”, contou Bessoni.

O convite para o torneio foi feito por ele mesmo, que abordou cerca de 40 crianças na UBS informando-as sobre o evento. Marcus Vinicius Costa, filho de Ângela Costa, foi uma dessas crianças abordadas. Ângela já havia colocado o filho em uma escola de futebol, mas precisou tirá-lo por motivos pessoais.

Desde então, o filho sentia falta da prática esportiva e ela contou como o projeto foi importante para ele: “Ele fica empolgado. Fez a inscrição sozinho, acorda sozinho para vir jogar. É muito importante esse tipo de incentivo na vida dele”.

Os jogos

O torneio de futebol foi composto por seis times - com cinco integrantes cada um. Os jogos eram disputados no esquema de pontos corridos, jogando todos contra todos. Para participar, os meninos fizeram a inscrição na recepção mediante autorização por escrito dos pais ou responsáveis, carteira vacinal atualizada, cartão família, cartão SUS e documento de identidade.



O time de Portugal foi o grande campeão do torneio, ganhou um troféu que ficará na UBS. Medalhas para o primeiro, segundo e terceiro lugar foram entregues aos participantes dos times. Também foram premiados o artilheiro do campeonato e o melhor goleiro.

Futebol na promoção de cidadania e saúde

A prática esportiva é uma grande opção para quem busca saúde e qualidade de vida. O futebol, em especial, desenvolve diferentes habilidades que podem ser utilizadas no cotidiano.

A relação interpessoal melhora, o trabalho em equipe e a sagacidade em solucionar problemas do jogo ajudam a resolver impasses da vida, como conta Thiago Bessoni: “Eles percebem que tem que ter trabalho em equipe para chegar ao objetivo do gol. Precisam assumir a responsabilidade de cobrar uma falta e um pênalti. Tem que ter esforço, companheirismo e competitividade, o esporte proporciona isso”.

Um dos objetivos do projeto “Gol de Placa” era usar o esporte para formar cidadãos através da promoção educacional, com ensinamento de valores éticos aos participantes do torneio.