Núcleo de Educação Permanente da região Sul discute novas diretrizes para o COAPES

Último encontro deste ano levantou propostas para as melhorias do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde – COAPES

 

Por Taynara Carmo

O Núcleo de Educação Permanente (NEP) realizou sua última reunião de 2016 no dia 14 deste mês. As reuniões, que acontecem na Escola Técnica de Saúde do SUS (ETSUS), discutem as melhorias e propostas para os territórios da região Sul. O médico sanitarista, João Palma, foi o convidado do dia. O encontro teve como pauta as novas diretrizes do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES).

Os representantes de UBS das regiões Sul contribuem na formação do núcleo. Segundo Palma, a prefeitura de São Paulo tem, atualmente, 32 programas de residência médica com 46 mil estudantes na rede. A proposta do COAPES, segundo o médico, é formar profissionais para o SUS, fazer com que os estudantes conheçam e respeitem os territórios, sua epidemiologia, tradição e cultura.

A ideia é fazer do COAPES uma política de Estado, onde os próximos governos mantenham as mudanças e melhorias em prol dos estudantes beneficiados. O Contrato visa estimular esses estudantes a permanecerem na rede pública, conhecendo seus espaços e planos para a população. Os comitês regionais devem ganhar voz e autonomia para capacitar profissionais. “A rede de saúde tem que formar uma pessoa generalista, com consciência do território e da epidemiologia do lugar, para que saiam desses equipamentos e conheçam a vida, para enriquecer o currículo deles. Formar profissionais para o SUS”, disse o médico sanitarista.

O Núcleo seguiu apontando falhas a serem modificadas no sistema de saúde da região Sul, como declarou a pediatra e interlocutora da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sul, Maria Laura Deorsola. “Ainda temos muitos serviços que não se abriram para o estágio. Esse compromisso é nosso. Temos que fazer com que esse serviço seja um campo de aprendizado e contato ao formando. É uma competência nossa também buscar novos campos de estágio”.

A resistência de algumas instituições de saúde sobre a inclusão de estágios no ambiente, deve-se a justificativas que foram discutidas pelo Núcleo. A falta de espaço físico, profissionais para ensinar e tempo necessário dedicado à formação desses estudantes foram pontos abordados. “Se não cuidarmos do SUS não vamos conseguir trazer estes estudantes para esses espaços”, afirmou a interlocutora.

O COAPES

O COAPES surgiu para propor regras e compromissos pactuados entre as instituições de ensino e gestores municipais e estudais do SUS. Visando tornar-se um instrumento fundamental para a capacitação profissional, propondo simultaneamente uma parceria mais sólida entre as universidades e o sistema de saúde. O objetivo do Contrato é garantir o acesso dos estudantes e residentes a todos os estabelecimentos de saúde como cenário para as práticas da área, e conhecimento dos diferentes territórios e ambientes.