Conselheiros gestores tomam posse nos serviços de saúde do Centro

Na região da cidade mais populosa do Brasil, o IABAS gerencia mais de 75% dos serviços disponíveis à população

 

Texto e foto por Nilson Hernandes

 

Os 110 conselheiros gestores de saúde eleitos tomaram posse na tarde do último dia 15, para um mandato de dois anos em cerimônia conduzida pela Assessoria de Gestão Participativa da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Centro, no auditório do Centro de Referência Saúde do Trabalhador (CRST), no Parque Dom Pedro II.

A composição do quadro de conselheiros gestores nos serviços de saúde é determinada por lei, sendo que a divisão obedece à seguinte proporção: 25% composta por trabalhadores, 25% das vagas ocupadas pelos gestores e os 50% restantes são para os usuários.

Por gerenciar mais de 75% de todos os serviços de saúde da região central paulistana, o coordenador de contratos do Centro do Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS), Paulo Brancher, se fez presente no evento representando a Organização Social de Saúde (OSS). “Parabenizamos todos, inclusive nossos funcionários e gestores, que também fazem parte dos conselhos gestores”.

A assessora de Gestão Participativa da CRS Centro, Angélica Martinho, avalia que o trabalho dos conselheiros gestores é de fundamental importância para a melhoria contínua dos serviços de saúde, como estabelece as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Os serviços de saúde são nossos, por isso temos de ter ciência dos problemas para sugerir soluções. Não basta apenas se preocupar com a sua unidade, pois quando há deficiências em uma acaba sobrecarregando as do entorno”, lembrou Angélica.

Na região central, ainda de acordo com Angélica, a atuação dos conselheiros gestores já resultou na instalação das UBS República, Boracea, Sé, além do CAPS Adulto e das AMA. “Recentemente, a comunidade do Cambuci, por intermédio do conselho, conseguiu que o poder público construísse a nova unidade básica de saúde, que está para ser entregue”, enfatizou.

Por fim, a assessora de Gestão Participativa da CRS Centro afirma que os recém-empossados devem trabalhar para conseguir a construção da nova UBS Bom Retiro e de mais duas, sendo uma na Liberdade e outra na Consolação, locais nos quais há vazio assistencial ocasionando a superlotação das unidades mais próximas.

Centro em números

A região central de São Paulo tem cerca de 500 mil moradores e uma população flutuante da ordem de 2,5 milhões, em um território de 26,6 quilômetros quadrados, o que representa 1,76% da área do município.

Moradores com mais de 50 anos representam 30% dos habitantes; 80% da população de rua do município estão no Centro; 50% das ocupações da cidade estão encravadas no território central; há uma alta concentração de dependentes químicos; é a região da cidade com a maior concentração de imigrantes; apenas 25% da população são cobertos pela Estratégia de Saúde da Família; e 47% dos moradores dependem exclusivamente do SUS.