Município entrega nesta quarta-feira, 21, novo Hotel De Braços Abertos 'Antonio Lancetti'

Localizado em Heliópolis, complexo abriga também CAPS Álcool e Drogas III

Nesta quarta-feira, dia 21 de dezembro, às 9h30, a Prefeitura de São Paulo entregará à cidade mais uma unidade do ‘Programa De Braços Abertos’, dessa vez no bairro Heliópolis, região do Ipiranga, território da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste. Localizado na avenida Almirante Delamare, o DBA Heliópolis homenageará o psicanalista Antonio Lancetti, morto na semana passada, e um dos formuladores do programa municipal.

O espaço dispõe de hotel com 74 vagas de moradia, além de serviços de Atenção Básica e de Saúde Mental, com CAPS Álcool e Drogas III Heliópolis, com 10 leitos de acolhimento noturno. Posteriormente, em uma segunda fase, serão inaugurados uma Unidade Básica de Saúde, com três equipes de Estratégia Saúde da Família e Saúde Bucal e um CAPS Infantil III.

A nova rede busca garantir o cuidado de usuários em situação de vulnerabilidade social em serviços abertos, com acesso à saúde e atendimento humanizados, sob a lógica da política de Redução de Danos de Adultos, Crianças e Adolescentes e de acordo com os preceitos da Reforma Psiquiátrica e do Programa Nacional de Humanização.

Além disso, o complexo preconiza o fortalecimento da rede no território com total apoio à comunidade no processo de enfrentamento aos problemas de vulnerabilidade social e de adoecimento psíquico. A proposta do Espaço também abre margem para o desenvolvimento de ações que promovam a economia solidária, bem como vinculação com unidade escolar, inclusive de educação de jovens adultos (EJA) do território.

O espaço foi instalado no antigo prédio da Unidade de Atendimento ao Dependente (UNAD), que atendia adolescentes usuários de drogas e, desde outubro deste ano, passou por ampla obra de reforma. A obra exigiu aporte de recursos da ordem de R$ 1,8 milhão, empregados na contratação da empresa A. Mimura Comercial e Serviços Ltda, responsável pela reestruturação do espaço. O espaço será gerenciado pela Organização Social de Saúde SPDM, por meio de contrato de gestão com a Secretaria Municipal de Saúde.

“O DBA Heliópolis representa uma retomada simbólica do conceito de cuidado com a pessoa de acordo com a reforma psiquiátrica de luta antimanicomial, em um espaço antes destinado a jovens dependentes, que perderam direitos e eram tratados de forma inadequada”, destaca Karina Calife, coordenadora regional de Saúde Sudeste.

Acolhimento

Segundo Sandra Tavares, supervisora técnica de saúde Ipiranga, desde o início de 2013, com o acompanhamento do funcionamento da unidade UNAD, foi-se configurando a necessidade de mudança do perfil de atendimento desses serviços. “O modelo assistencial baseado na internação vinha mostrando ineficácia no tratamento da demanda. Por isso, a proposta do DBA foi o de requalificar o equipamento e modificar o tipo de atendimento antes prestado aos adolescentes usuários daquela unidade. Certamente haverá um grande impacto para a população, que receberá uma unidade em ambiente mais aberto e acolhedor”, enfatiza Sandra Tavares. Para 2017, está prevista ainda a implantação de um Centro de Convivência e Cooperativa no local.

Serviço
Entrega e inauguração do Hotel de Braços Abertos Heliópolis
Data: Quarta-feira, dia 21 de dezembro, às 9h30
Local: Avenida Almirante Delamare, 3033, Nova Heliópolis