Região de M’Boi Mirim é referência em cura de tuberculose

De todos os casos identificados da enfermidade, 87% obtiveram cura, fazendo a região ser a número um em casos solucionados na capital

Por Taynara Carmo


Durante o I Encontro de Tuberculose da SUVIS M’Boi Mirim, os profissionais de Unidades Básicas de Saúde (UBS), Organizações Sociais (OS) e representantes do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM) expuseram suas experiências exitosas no combate à tuberculose. Entre os destaques apresentados é possível observar que do total de casos identificados da enfermidade, 87% obtiveram cura, fazendo a região ser a número um em casos solucionados na capital. Segundo a coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose no Município de São Paulo, Naomi Komatsu, a estatística do território no momento é de 51 casos de tuberculose para cada 100 mil pessoas. A meta para 2035 é que a taxa de incidência chegue a 10 casos para cada 100 mil pessoas.

O evento, que aconteceu no auditório do Hospital Municipal de M’Boi Mirim, no dia 12 de dezembro, discutiu as providências tomadas nas unidades e as diretrizes para o êxito da região.

Seminários foram apresentados expondo os recursos utilizados na identificação e cura da doença. O representante do Cejam, João Paulo Freitas, apresentou ao público o sistema utilizado para encontrar e controlar os casos de pacientes sintomáticos respiratórios, sob o nome de “Vigimaster”. O também representante do CEJAM, Glauber dos Prazeres, atribuiu as conquistas ao empenho das unidades e destacou que “a região Sul é um verdadeiro exército na saúde”.

Os resultados atingidos refletem nos métodos aderidos pela Supervisão Técnica de Saúde (STS) M’Boi Mirim, UBS e Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS). Capacitação de médicos, educação continuada de enfermeiras e auxiliares de enfermagem, supervisão mensal com acompanhamento dos pacientes em tratamento e ações nas escolas, foram alguns pontos adotados no combate à tuberculose.

Êxito da região de M’Boi Mirim

A região do M’Boi Mirim virou referência em identificação e cura da tuberculose, após aumentarem a frente de combate à doença. Naomi reconheceu que o número parece improvável diante dos cenários atuais, mas afirmou para o público presente: “Vocês me fazem acreditar que isso é possível. A região Sul leva os municípios para índices satisfatórios. E o trabalho de todos faz isso”.

Premiações

No encerramento do encontro, uma premiação foi realizada. Sob a avaliação da Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA), diversas unidades tiveram seus trabalhos reconhecidos, separados nas categorias: ouro, prata e bronze. As unidades com 11 casos novos atendidos ou mais, ganharam um certificado na categoria “ouro”. As demais ficaram com prata ou bronze.