Voluntários da saúde são homenageados em evento

Ao todo, havia 95 pessoas presentes, dentre voluntários, assessores, interlocutores e membros dos Conselhos Gestores da Norte

 Por Talita Coutinho

A Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRSN), em parceria com o Gabinete da SMS e a Autarquia Hospitalar Municipal, promoveu o Encontro Regional de Voluntários da Saúde em comemoração ao Dia Internacional do Voluntário (5 de dezembro). O evento aconteceu no dia 13 de dezembro às 8h30, no auditório do Hospital Municipal Maternidade Escola Dr. Mário Altenfelder (Vila Nova Cachoeirinha).
Estiveram presentes o Coordenador Regional de Saúde Norte Dr. Alberto Alves Oliveira, Claudia De Crescenzo, representante da Secretaria Municipal da Saúde, Eva Cristina Gabriel, representante da Autarquia Hospitalar Municipal, e Silvia Naccache Louzã, coordenadora do Cento do Voluntariado de São Paulo (CVSP)

O objetivo foi reconhecer e valorizar o trabalho realizado com êxito em todas as unidades de saúde da região e nos hospitais Dr. Mário Altenfelder e Dr. José Soares Hungria – Pirituba, Hospital Municipal Vereador Jose Storopolli e Pronto Socorro Municipal Doutor Lauro Ribas Braga.

A abertura do evento foi realizada com a apresentação do coral Resgate de Vida, do Hospital Municipal Dr. José Soares Hungria - Pirituba. Na sequência, durante a abertura. O Dr. Alberto destacou a importância deste trabalho para a comunidade e para os próprios voluntários “Ser voluntário é um gesto muito bonito, porque é uma forma de dizer que cada um se cura quando se doa. Eu fico satisfeito, apesar do egoísmo, há sempre um lugar que você pode respirar livremente, com a alma limpa e satisfeita.”

Em seguida teve início uma roda de conversa com apresentação dos trabalhos realizados pelos voluntários nas diversas unidades de saúde em nossa região. O Dr. Tinho da Silva, do Grupo de voluntários “Doutores Atrapalhadores”, trouxe alegria de uma forma lúdica e reflexiva, enfatizando a importância de ser voluntário. A equipe iniciou uma parceria com a SMS e mantém atendimento em diversos hospitais estaduais.

Além das apresentações de cada grupo de voluntários, houve a demonstração dos trabalhos realizados nas oficinas de artesanato do Cecco Trote e do Hospital Dr. Mário Altenfelder (Cachoeirinha). Na coordenadoria, os voluntários atuam em diversas áreas - como acolhimento e inclusão nas unidades, arte e cultura, empreendedorismo, qualidade de vida e sustentabilidade.

A satisfação em realizar trabalho voluntário

Dona Maria do Carmo é voluntária no Hospital Dr. Mário Altenfelder (Cachoeirinha) há 22 anos. “Mudou a minha vida trabalhar com mães adolescentes e seus bebês. O nosso grupo faz de tudo para orientá-las e arrecadar tudo que elas precisam”, destaca.

Para Sandra Elisa Carmela não foi diferente. “Depois que me aposentei, me interessei pelo trabalho voluntário, conheci o Cecco do Parque do Trote e realizamos oficinas de artesanato para os idosos e freqüentadores do parque. É muito gratificante fazer a diferença na vida dessas pessoas, não há preço que pague esse retorno. Todas as pessoas deveriam ser voluntárias”, comenta.


A interlocutora Jacqueline Drumond agradeceu a todos pelas ações prestadas. “Muito obrigada a todos voluntários envolvidos, vocês resgatam a autoestima das pessoas e fazem florescer o melhor de cada um, pois tudo é feito com muito amor”.

Como tornar-se voluntário?

Quem se interessar em prestar serviços voluntário nas unidades de saúde, deve procurar os Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO) do Trote, CECCO Jaçanã, AE Tucuruvi, UBS Jardim Cidade Pirituba, CECCO Jaraguá, CECCO Perus, CECCO PIrituba e CECCO São Domingos. Os interessados também podem mandar e-mail para: crsngedespessoas@prefeitura.sp.gov.br .