Supervisão Técnica do Campo Limpo promove Formatura do Conselho Gestor

Cerca de 30 conselheiros receberam seu certificado de conclusão do curso

 

Por Taynara Carmo

Na última quarta-feira (7), no período da manhã, aconteceu a Formatura do Conselho Gestor na Supervisão Técnica de Saúde (STS) do Campo Limpo. A turma de conselheiros da região – em torno de 30 pessoas - recebeu um diploma de certificação após concluírem o Curso de Capacitação.

O curso é promovido pela STS do Campo Limpo em parceria com a Escola Municipal de Saúde (EMS). A cirurgiã dentista e organizadora do curso, Sônia Villela, explica a participação dos conselheiros no processo de capacitação: “Muitos deles se candidatam porque querem. Outros participam para buscar melhorias na unidade e na comunidade. Alguns chegam aqui sem ter ideia do que é ser um conselheiro”, contou.

A supervisora Laina Ramos esclarece que os conselheiros devem estar presentes diariamente nas unidades e participar das bem-feitorias feitas para a população. A região do Campo Limpo abrange 42 equipamentos na cidade e a supervisora explica como o curso instrui os profissionais. “Cada um é de uma unidade diferente. Esse curso é feito para todos os equipamentos. Os participantes são os conselheiros das unidades eleitas. Buscamos fazê-los entender os equipamentos do território, para que eles atuem no aconselhamento de modo eficaz”.

A servidora de saúde Sandra Bustamente conta que entrou para a votação de última hora, mas conseguiu garantir sua vaga no curso. Ela conta como o aprendizado adquirido contribuiu para sua formação profissional: “Gostei muito porque agora posso ajudar mais as pessoas. Ajudar nas UBS, mas também passar as informações que nós tivemos para eles. Eu era leiga nessa parte, mas agora posso auxiliar a população com o que aprendi aqui”.

O curso

O curso acontece duas vezes ao ano na STS do Campo Limpo e tem a duração de 40 horas, divididas por 10 encontros no local. São disponibilizadas 30 vagas para um conselheiro de cada unidade. O curso tem como objetivo capacitar os conselheiros das Unidades de Saúde do Munícipio de São Paulo, a fim de desenvolver seus respectivos potenciais e as possibilidades de participação efetiva no processo de controle social e mudanças do SUS.

As aulas oferecidas no curso promovem a reflexão dos conselheiros sobre as diretrizes do SUS, para que entendam sua participação como agentes sociais, contribuindo diariamente com a comunidade. As inscrições são divulgadas no portal da prefeitura, mas realizadas e aprovadas através de e-mail.