AMA/UBS Integrada Vila Pereira Barreto recebe prêmio do Desafio Mais Saúde Na Cidade

Unidade recebeu prêmio de 2.500 para serem investidos da melhor forma no projeto sobre o vínculo entre as relações de trabalho e o absenteísmo

 Danielle Lobato

Aconteceu no dia 5 de dezembro (segunda-feira), no palco do Palácio das Convenções do Anhembi, a cerimônia de premiação do projeto ‘Desafio Mais Saúde na Cidade’ que tem como objetivo estimular, mobilizar, reconhecer e valorizar pesquisas e projetos na Atenção Básica de Saúde da cidade de São Paulo. A Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRSN) esteve presente no evento e levou o prêmio de 2º lugar pelo trabalho realizado na AMA/UBS Integrada Vila Pereira Barreto sobre o impacto das relações de trabalho no absenteísmo na unidade.

Integração através de rodas de conversa e café da manhã coletivo

O projeto consistiu em rodas de conversas para ouvir os trabalhadores e detectar o motivo do absenteísmo nas consultas médicas, odontológicas, psicológicas e na assistência social. As reuniões aconteciam uma vez por mês, duravam 1 hora e 15 minutos, com a presença do conselho gestor da unidade, dos trabalhadores e convidados.

Depois, havia o café da manhã coletivo como forma de integração e uma divulgação, como forma de reconhecimento, dos elogios oriundos da ouvidoria. A ação reduziu em 10% a falta dos usuários em consultas.

“Receber esse prêmio foi uma das maiores emoções que senti na minha vida profissional. Agradeço imensamente a toda equipe envolvida nesse projeto”, diz Teresa Quintanilha, gerente da unidade, que iniciou o projeto após perceber a influência negativa do desgaste físico e emocional dos funcionários em suas respectivas vidas profissionais e no funcionamento da unidade.

A festa contou com a presença do secretário municipal de saúde, Alexandre Padilha, e com todos os profissionais de todas as regiões da cidade. O coordenador da norte, Alberto Alves Oliveira, também compareceu para representar a região.

Na zona norte, participaram do desafio 88 unidades - com 176 projetos inscritos. Dez unidades foram premiadas. A grande vencedora da categoria Norte foi a AMA/UBS Integrada Vila Pereira Barreto.

Depressão será a grande vilã

De acordo com dados divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), até 2020, a depressão será a maior causa de afastamento do emprego no mundo.