AMA/UBS Integrada Lauzane Paulista aposta em informação e música para a celebração final do Novembro Azul

Profissionais da unidade usaram a recepção como espaço para promoção e prevenção à saúde, com direito à música sertaneja ao final da palestra sobre saúde do homem

 

Texto e fotos: Nilson Hernandes

Os trabalhadores da AMA/UBS Integrada Lauzane Paulista escolheram a recepção da unidade, na tarde do dia 25 (sexta-feira), para acolher os munícipes que buscavam atendimento de uma maneira diferente, com distribuição de material informativo, palestra sobre saúde do homem e música sertaneja. Tudo isso para fechar com chave de ouro a celebração do Novembro Azul.

Alimentação balanceada, prática regular de atividade física, abolição dos fatores de risco como tabagismo, álcool e drogas e a importância do início do período anual para a realização dos exames preventivos nos homens acima dos 40 - quando há hereditariedade – e 50 anos aos demais foram os pontos enfatizados pela enfermeira Anne Ferreira.

Preconceito impede homens de realizarem os exames preventivos

“Grande parte dos homens acha que nunca vai adoecer, por mais que atualmente a estrutura familiar esteja mudando. A questão do tempo, o preconceito e a falta de interesse em buscar informação também influenciam negativamente”, ressalta.

A realização dos exames antígeno prostático específico (PSA) e de toque retal no Sistema Único de Saúde (SUS) ainda são ignoradas pelo público masculino. “Basta chegar na recepção da unidade e conversar com o atendente sobre a necessidade da realização dos exames preventivos”, orienta a enfermeira da AMA/UBS Integrada Lauzane Paulista.