‘Todos Juntos Contra a Dengue’ visita zona Sul

Operação Cata-Bagulho e ações educativas reúnem, no sábado, profissionais das secretarias de Saúde e Serviços

Por Tatiana Ferreira

Neste sábado (30), das 8h30 às 12h30, a região do Grajaú, em Capela do Socorro (zona Sul), recebe duas ações simultâneas da “Operação Cata-bagulho”, em parceria com o Comitê da Dengue da Subprefeitura de Capela do Socorro.

No Jardim Eliane, o Cata-Bagulho vai contemplar um trecho da Avenida Dona Belmira Marin e toda a extensão da Rua Dr. Nuno Guerner de Almeida. A Subprefeitura, por meio do Consórcio SOMA, trabalhará com cinco caminhões. Haverá 15 trabalhadores que sairão às ruas, a partir das 8h30h, para coletar materiais inservíveis que possam reter água da chuva em moradias e vias públicas, dando espaço à proliferação do Aedes aegypti no Carnaval.

Será feito ainda uma varrição da rua pelos profissionais da Secretaria de Serviços. Os trabalhadores da Saúde farão caminhada contra a dengue. Participarão dessa ação cerca de 50 funcionários da Unidade Básica de Saúde do bairro, entre agentes comunitários de saúde, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS). Haverá ainda uma equipe da Supervisão de Vigilância em Saúde – SUVIS - (representadas por duas biólogas, sendo uma a gerente de vigilância ambiental da SUVIS Capela do Socorro e mais 30 Agentes de controle de endemias).

Criadouros

O percurso será o mesmo do Cata Bagulho. Um carro de som divulgará a marchinha de carnaval contra o Aedes. Será feito ainda um mutirão de busca e eliminação de criadouros, com aplicação de larvicida e distribuição de folhetos educativos por parte de agentes de controle de endemias da Vigilância Ambiental. Haverá vistoria de todos os Pontos Estratégicos da região do Cata Bagulho e, caso seja necessário, eles serão tratados com larvicida.

A divulgação da ação foi feita antecipadamente, pelos Agentes Comunitários de Saúde ao longo da semana. Foram utilizados avisos sobre o tipo de materiais que serão recolhidos, tais como móveis, eletrodomésticos/eletroeletrônicos e restos de madeira (não é recolhido entulho e pneus), as ruas contempladas e, no caso da Av. Dona Belmira Marin, indicação do trecho dela por onde o caminhão passará.

Jardim Três Corações

No Jardim Três Corações será realizado o Dia D da Dengue. Ele inclui mobilização de 10 equipes de ACSs e funcionários do PAVS da UBS Jardim Três Corações para orientação de cuidados, prevenção da doença e combate ao Aedes. Também será feito um mutirão de busca e eliminação de criadouros com aplicação de larvicida por 10 agentes de controle de endemias da SUVIS Capela do Socorro.

Parelheiros

Na região da Vila Roschel (Parelheiros), das 8h às 12h, ocorrerá uma Operação Integrada de combate que contará com a presença de trabalhadores da UBS Vila Roschel, do PAVS, da SUVIS Parelheiros, da Subprefeitura, ONGs e moradores.
Durante a passagem dos caminhões da Operação Cata Bagulho, profissionais de saúde da UBS Vila Roschel e Suvis Parelheiros orientarão a população sobre possíveis criadouros da dengue. O ponto de encontro será a Escola Estadual Professor Benedito Ferreira de Albuquerque (Rua Benjamin Diemar - Vila Roschel). O PAVS convidou as ONGs CCA Vila Roschel e SASF Pro Brasil para participar do evento, mobilizando a população.


Alan Sabino Santos Silva, gestor local de Projetos Socioambientais do PAVS, explica que a ideia é fazer uma grande manifestação. “Vamos incentivar a comunidade a entrar nesta guerra para acabar com os criadouros do mosquito”, disse Silva.
A Operação Cata Bagulho percorrerá as ruas Catarina Andras, Benjamin Dilmar, Vitório Baldini, Marcio Balassi, Julio Avelino, Bartolomeu Badile, Alberto Adamo, Alessandro Antoniano, Gabriel Barco, Sonia, São Paulo e Dr. Americano.

Serviço:

Operação Cata-Bagulho de Capela do Socorro

Rua: Rua Dr. Nuno Guerner de Almeida
Horários: das 8h30 às 12h30

Operação Integrada de combate no Carnaval
Rua Rua Benjamin Diemar - Vila Roschel
Horário: das 8h às 12h